MAIS

    Cerca de 825 pessoas completaram imunização contra dengue em Cruzeiro do Sul

    Por Sandra Assunção , Ac24horas.com

    Em Cruzeiro do Sul, cidade que está em situação de emergência em saúde pública por causa da dengue, das 3.239 pessoas que receberam a primeira dose, apenas 825 completaram o esquema com a segunda dose da vacina contra a doença no município.

    As outras 2.414 pessoas ainda precisam ser imunizadas completamente. A vacina é disponibilizada prioritariamente para adolescentes de 10 a 14 anos, mas também pode ser aplicada em pessoas que receberam a primeira dose quando a campanha abrangeu outras idades no município.

    O secretário de Saúde de Cruzeiro do Sul, Marcelo Siqueira, faz um alerta sobre a importância e alta eficácia da vacina na prevenção das formas graves da doença.

    “Após a primeira dose, 85% das pessoas já estão protegidas contra a dengue hemorrágica, e com a segunda dose esse risco praticamente zera. A segunda dose está disponível nas unidades básicas de saúde para todos que já tomaram a primeira dose. O Ministério da Saúde define as faixas etárias prioritárias com base no risco de desenvolvimento da dengue hemorrágica, a forma mais grave da doença, que pode levar a óbito”, explicou o secretário.

    Ele cita que as doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde das 7h às 19h.