A jornalista Vanessa Ricarte, de 42 anos, foi assassinada a facadas pelo ex-noivo, o músico Caio Nascimento, nesta quarta-feira (12), dentro de sua residência em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
Horas antes do crime, Vanessa havia procurado a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e registrado um boletim de ocorrência contra Caio por agressão. Ela ainda conseguiu uma medida protetiva, mas ao retornar para buscar seus pertences na casa onde morava com o agressor, acabou sendo atacada com golpes de faca na região do tórax.
A jornalista foi socorrida em estado grave e encaminhada à Santa Casa de Campo Grande, mas não resistiu aos ferimentos. O ex-noivo foi preso em flagrante pela Polícia Militar e encaminhado à Deam.
Vanessa trabalhava no Ministério Público do Trabalho (MPT), que em comunicado disse que a morte da profissional representa um “golpe” para toda a sociedade.
“Sua perda é um golpe não apenas para a instituição, mas para toda a sociedade, que vê mais uma vida ceifada pela violência de gênero. Neste momento de dor, manifestamos nossa solidariedade à família, amigos e colegas de Vanessa Ricarte. Que sua memória inspire a luta por um mundo mais justo e seguro para todas as mulheres, e que sua tragédia nos motive a fortalecer as políticas públicas de proteção e combate à violência doméstica”, disse o comunicado do MPT.