Portal Estado do Acre Notícias

Sem Putin, delegação russa ‘decorativa’ e sem nomes do 1º escalão chega a Istambul para diálogo com Zelensky

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante teleconferência em Moscou Foto: Aleksey Nikolskyi - 06.nov.2020 / Kremlin via Reuters

Nem Putin, nem ministros. A delegação russa que participará de diálogos diretos com a Ucrânia por um acordo de paz chegou nesta quinta-feira (15) a Istambul, em Turquia, para negociações que já começam esvaziadas.

O diálogo está previsto para começar na tarde desta quinta, pelo horário local (manhã pelo horário de Brasília), mas, antes mesmo do início, já ficaram marcadas pelo clima de confusão e pela ausência do presidente russo, Vladimir Putin, que ignorou os apelos do líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, por sua presença.

Este seria o 1º encontro entre os dois líderes desde o início da guerra na Ucrânia, há mais de três anos, e foi o próprio Putin quem propôs o encontro, no fim de semana. Após especulações, o Kremlin confirmou nesta manhã que “Putin não tem planos de ir a Istambul”.

No início da semana, a possível ausência de Putin — agora confirmada — irritou Zelensky, que fez diversos apelos para que o líder russo comparecesse ao encontro. Nesta quinta, o presidente ucraniano, que já chegou à Turquia, chamou a comitiva da Rússia que participará do diálogo de “decorativa”.

A delegação enviada por Putin não tem nem sequer um nome do primeiro escalão e é composta por vice-ministros, porta-vozes e assesores pessoais. 

Sair da versão mobile