Portal Estado do Acre Notícias

Após ataque ao Irã, Israel declara emergência e fecha espaço aéreo

apos-ataque-ao-ira,-israel-declara-emergencia-e-fecha-espaco-aereo

Após ataque ao Irã, Israel declara emergência e fecha espaço aéreo

O ministro de Defesa de Israel, Israel Katz, declarou estado de emergência nesta quinta-feira (12/6) após o país lançar um ataque contra o Irã. O espaço aéreo do país também foi fechado. As informações são da ABC News.

Vídeo:

“Após o ataque preventivo do Estado de Israel contra o Irã, espera-se um ataque com mísseis e drones contra o Estado de Israel e a sua população civil num futuro próximo”, afirmou Katz.

O ataque de Israel foi realizado após meses de ameaças. A operação acontece oito meses depois de os dois países, que são rivais históricos, se atacarem mutuamente. A mídia estatal do Irã divulgou a ocorrência de sons de explosões perto da capital Teerã, nesta quinta.

Leia também

Ataque antes de negociação

O ataque de Israel veio, justamente, quando os Estados Unidos planejavam iniciar um diálogo com o Irã a respeito da questão nuclear. O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou na última terça-feira (10/6) que o país iria continuar a enriquecer urânio, elemento necessário para a produção de armas nucleares.

Nos últimos anos, o avanço nuclear do Irã incomodou a comunidade internacional, especialmente os EUA e Israel. Por isso, Benjamin Netanyahu afirmou, em outubro de 2024, que uma das prioridades da sua administração seria impedir que Teerã construa uma arma de destruição em massa.

Sair da versão mobile