De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, mais de dois milhões de brasileiros convivem com o diagnóstico de artrite reumatoide, doença autoimune e inflamatória que afeta principalmente as articulações do corpo. Os sintomas são variados e, em graus mais severos, podem dificultar até mesmo tarefas simples do dia a dia. Felizmente, uma das formas de aliviar as dores está na adoção de uma alimentação mais consciente.
Leia também
-
Dieta feita por IA pode sabotar seu emagrecimento, diz nutricionista
-
Harvard revela a quantidade de magnésio que devemos consumir por dia
-
Veja fruta rica em fibras que funciona como um laxante poderoso
Para garantir que os pacientes tenham maior qualidade de vida, a coluna Claudia Meireles consultou a nutricionista esportiva Rayanne Marques. Segundo ela, incorporar 10 alimentos específicos ao plano alimentar pode ser uma chave importante para o controle da doença.
Confira!
Entenda
- A nutricionista Rayanne Marques explica que a artrite reumatoide se manifesta quando o sistema imunológico ataca os tecidos saudáveis do corpo, causando dor, inchaço, rigidez e, em casos mais avançados, deformidades nas articulações.
- Segundo a especialista, os sintomas mais comuns são dor articular persistente; sensação de rigidez, principalmente pela manhã; fadiga e, em alguns casos, febre baixa.
- Rayanne destaca que, embora a artrite reumatoide seja mais frequente entre os 30 e 50 anos, ela pode surgir em qualquer fase da vida, inclusive na infância e adolescência.
- O diagnóstico é feito por um médico, com base na avaliação clínica, histórico do paciente e exames laboratoriais que detectam marcadores inflamatórios e autoanticorpos.
- O diagnóstico tem influência genética, mas fatores ambientais e hormonais também podem contribuir para o surgimento da doença.
Confira os 10 alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da artrite
De acordo com a especialista, uma das melhores formas de controlar a resposta imunológica e reduzir o desconforto causado pela artrite está em adotar uma dieta equilibrada, com foco em alimentos anti-inflamatórios e ricos em antioxidantes.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Rico em ômega 3 e ferro, o salmão promove a saúde do cabelo
Getty Images 2 de 3
A sardinha é um tipo de peixe muito benéfico para a saúde
Getty Images3 de 3
Atum
Getty Images
Entre os destaques da lista de Rayanne Marques estão os peixes de água fria, como salmão, sardinha e atum. Fontes poderosas de ômega 3, ostentam comprovado efeito anti-inflamatório.
“Frutas e vegetais de cores vibrantes merecem protagonismo no prato. Eles são ricos em antioxidantes, compostos naturais que combatem os radicais livres, moléculas ligadas à inflamação”, ressalta Rayanne Marques.
Consumir chia e linhaça ajuda a evitar picos de glicose
No caso de alimentos de origem vegetal, a especialista sugere incluir as sementes de chia e linhaça, que também oferecem ômega 3 e contribuem para o equilíbrio do organismo.
Oleaginosas e raízes
As oleaginosas figuram entre os “remédios naturais” recomendados no tratamento da artrite. “Castanhas, nozes e amêndoas são importantes fontes de vitamina E e selênio, nutrientes que oferecem ação protetora ao organismo”, destaca Rayanne Marques.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Oleaginosas são ricas em nutrientes
Getty Images2 de 3
A presença de fitoquímicos no gengibre favorece a proteção do sistema nervoso contra o estresse oxidativo
Getty Images3 de 3
Controle da resistência insulínica e melhora da função hepática, além de controle dos níveis do colesterol, são alguns dos efeitos positivos do consumo de cúrcuma
Pexels
O gengibre e a cúrcuma também entram na lista de aliados. Conhecidos por sua ação anti-inflamatória natural, esses alimentos trazem inúmeros benefícios, inclusive no auxílio à recuperação do corpo em processos inflamatórios crônicos.
Atenção!
Alimentos ultraprocessados são considerados os vilões da saúde
Se por um lado, alguns alimentos podem ser considerados verdadeiros bálsamos para os desconfortos da artrite, por outro, há aqueles que podem piorar ainda mais a condição. Entre os vilões capazes de agravar processos inflamatórios, Rayanne destaca os alimentos ultraprocessados, o excesso de açúcar, bebidas alcoólicas, frituras e embutidos.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.