Portal Estado do Acre Notícias

Ativistas jogam celulares no mar ao serem interceptados. Vídeo

ativistas-jogam-celulares-no-mar-ao-serem-interceptados.-video

Ativistas jogam celulares no mar ao serem interceptados. Vídeo

O grupo de 12 ativistas, entre eles um brasileiro e a sueca Greta Thunberg, que estava no barco interceptado pelo exército de Israel neste domingo (8/6) jogou os celulares no mar durante a abordagem. Um dos líderes do grupo tentava acalmar os membros da embarcação dizendo para que eles fizessem tudo que os soldados mandassem.

Os ativistas estavam a bordo do Madleen em uma viagem que constitui o projeto chamado Freedom Flotilla Coalition de levar ajuda humanitária para Gaza. O grupo também tinha como objetivo atrair a atenção da comunidade internacional para as consequências dramáticas a que os civis estão submetidos em decorrência dos ataques a Gaza.

Entrada de ajuda humanitária em Gaza

Na gravação da interceptação aos ativistas é pedido calma para o grupo. O líder do grupo primeiro pede que os ativistas depositem os celulares na água, ao que quase todos eles o fazem. Ao mesmo tempo, é dada a orientação para que todos obedeçam as ordens dos soldados.

Ainda na gravação da interceptação, é possível ver que todos mantêm as mãos para cima. A primeira ordem dos israelenses é para que todos entreguem os celulares. Então, a filmagem termina.

Leia também

O brasiliense Thiago Ávila foi um dos primeiros a postar sobre a interceptação. Em um vídeo divulgado na rede social dele, foi avisado sobre o fato. A ativista Greta Thunberg, também na embarcação, teve um vídeo publicado no perfil dele em uma rede social. Na gravação, ela pede que as pessoas pressionem o governo da Suécia, país de origem dela, para que haja uma intervenção junto ao governo de Israel.

Sair da versão mobile