MAIS

    Canetas emagrecedoras apreendidas pela PF seriam distribuídas em SP

    Por

    Uma operação da Polícia Federal (PF) e da Receita Federal,  realizada na Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu (PR), fronteira entre Brasil e Paraguai, resultou na apreensão de 400 unidades de canetas injetáveis de uso controlado, popularmente apelidadas de canetas emagrecedoras, em razão de ser utilizadas para emagrecimento. Segundo os agentes, a carga tinha como destino o interior de São Paulo.

    Os produtos estavam escondidos no fundo falso do porta-malas de um veículo com placas do Brasil e que tentava entrar no país. O carro era ocupado por quatro pessoas.

    A importação de medicamentos sem autorização da autoridade sanitária e sem prescrição médica é proibida e configura crime federal.

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou recentemente o controle sobre esse tipo de substância, exigindo prescrição médica em duas vias e retenção da receita no ato da compra.

    Leia também

    O que são canetas para emagrecer

    • As canetas injetáveis funcionam por meio da ativação dos receptores GLP-1 e GIP, que são hormônios liberados naturalmente pelo intestino após uma refeição.
    • A indicação médica é que sejam utilizadas para o tratamento de diabetes e outros distúrbios relacionados à insulina.