MAIS

    Casa Branca diz que Trump se mantém aberto a diálogo com Kim Jong-Un

    Por

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continua aberto ao diálogo com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un. A informação foi divulgada pela secretária da imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, nesta quarta-feira (11/6).

    De acordo com Leavitt, o objetivo de Trump é retomar o diálogo iniciado em 2018, durante seu primeiro mandato.

    “O presidente continua receptivo a correspondências com Kim Jong-un, e ele gostaria de ver o progresso que foi feito naquela cúpula em Cingapura, em 2018”, declarou a porta-voz da Casa Branca durante coletiva de imprensa.

    Leia também

    Em 2019, Trump se tornou o primeiro presidente norte-americano a cruzar a fronteira da Coreia do Norte, na visita que viria a selar o bom relacionamento com Kim Jong-un, apesar das tensões entre os dois países.

    No início do segundo mandato, em janeiro deste ano, o republicano chegou a fazer comentários sobre o comandante linha dura da Coreia do Norte. Na época, Trump disse manter um “relacionamento muito bom” com o líder norte-coreano, classificado por ele como um “cara muito inteligente”. 

    Apesar disso, as primeiras rusgas entre EUA e Coreia do Norte na nova era Trump começaram a surgir nas últimas semanas. Por meio de declarações ministeriais, Pyongyang acusou Washington de planejar uma “guerra futura” no espaço, e prometeu uma resposta a altura caso o avanço militar norte-americano continue.