O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Paulo Azi (União-BA), escolheu o relator do processo de perda do mandato da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP).
O escolhido pelo chefe da CCJ para relatar o caso foi o deputado federal Diego Garcia (Republicanos-PR). O nome do parlamentar paranense já foi oficializado no sistema da Câmara.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
A deputada federal Carla Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pelo STF
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto2 de 3
Deputada federal Carla Zambelli esta na lista da interpol
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto3 de 3
Deputada federal Carla Zambelli
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Zambelli foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão e à perda do mandato parlamentar por ter invadido o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A deputada fugiu após a decisão e está foragida na Itália.
Leia também
-
Suplente assume dizendo que vai representar os eleitores de Zambelli
-
Aliados admitem prisão iminente de Zambelli e projetam melhor cenário
-
Advogado de comediante italiano defenderá Zambelli contra extradição
-
Extradição e prisão: os cenários possíveis ao futuro de Zambelli
Quem é o deputado
Diego Garcia tem 40 anos de idade e está em seu terceiro mandato como deputado federal. Antes de se filiar ao Republicanos, ele passou pelo PSDC e pelo Podemos.
O relator do caso Zambelli já foi presidente da comissão especial que analisou a PEC do fim do foro privilegiado e relatou projetos polêmicos, como os estatutos da Família e do Nascituro.
Atualmente, o deputado parananse preside a Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família e a Frente Parlamentar de Doenças Raras.