MAIS

    Chá anti-inflamatório ajuda no emagrecimento e no ganho de músculos

    Por

    Muito se fala sobre os poderes dos chás naturais na saúde. Entre as mais comentadas, as infusões com ação anti-inflamatória têm ganhado espaço entre aqueles que buscam melhorar a composição corporal — perder gordura e ganhar massa magra. Mas será que a bebida realmente faz diferença?

    Leia também

    De acordo com o nutricionista Fernando Castro, a resposta é: sim, mas com ressalvas. “Esses chás podem ser aliados, mas não fazem milagre. O efeito benéfico acontece quando estão inseridos em um contexto de alimentação adequada e prática de atividade física regular”, explica.

    A razão, segundo o especialista, está no papel da inflamação de baixo grau no corpo. “Reduzir a inflamação ajuda, sim, nos objetivos estéticos e de saúde, e os chás com propriedades anti-inflamatórias podem contribuir nesse processo”, completa Castro.

    Foto colorida de xícara de chá com bebida amarela dentro, além de raízes e colher com pó - MetrópolesO chá de cúrcuma com gengibre tem propriedade anti-inflamatória

    Entre os mais recomendados está o chá de cúrcuma com gengibre. Rico em compostos bioativos — como a curcumina (na cúrcuma) e o gingerol (no gengibre) —, ele atua modulando processos inflamatórios e oxidativos no organismo.

    “O ideal é consumir entre uma a duas xícaras por dia, de preferência entre as refeições, para não interferir na absorção de nutrientes das refeições principais”, orienta o nutricionista.

    Como preparar

    O preparo é simples. Basta aquecer 200 ml de água (sem deixar ferver), adicionar uma colher de chá de cúrcuma em pó ou um pequeno pedaço da raiz, mais uma fatia fina de gengibre fresco. Deixe em infusão por cerca de cinco minutos, coe e consuma.

    Se desejar, é possível adicionar uma pitada de pimenta-do-reino — que aumenta a biodisponibilidade da curcumina — ou gotas de limão. Mas Castro faz um alerta: “Evite tomar esse chá em jejum se adicionar pimenta ou limão, pois pode causar irritações gástricas.”

    5 imagensO mulungu é ideal para aliviar tensões e acalmar os nervosA valeriana atua como calmante natural A melissa, rica em ácido rosmarínico, possui ação antioxidante e efeito levemente hipnóticoO chá pode ser um complemento, mas não deve substituir tratamentos médicos ou nutricionaisFechar modal.1 de 5

    A passiflora é reconhecida pelo seu efeito ansiolítico e sedativo

    Getty Images2 de 5

    O mulungu é ideal para aliviar tensões e acalmar os nervos

    Getty Images3 de 5

    A valeriana atua como calmante natural

    Getty Images4 de 5

    A melissa, rica em ácido rosmarínico, possui ação antioxidante e efeito levemente hipnótico

    Getty Images5 de 5

    O chá pode ser um complemento, mas não deve substituir tratamentos médicos ou nutricionais

    Getty Images

    Cuidado com exageros

    Apesar dos benefícios, o chá não é isento de riscos. Pessoas com gastrite, problemas na vesícula ou que usam medicamentos anticoagulantes devem evitar o consumo sem orientação médica. E, como qualquer substância bioativa, o excesso pode causar efeitos adversos.