Celebração da morte de Jesus
Muito tempo atrás, Deus revelou uma mensagem a um profeta. Deus disse que um dia as pessoas vão viver em harmonia com a natureza. Ninguém vai ficar doente. As famílias vão construir suas próprias casas, tirar seu sustento da terra e ficar muito satisfeitas com seu trabalho. — Isaías 11:6-9; 35:5, 6; 65:21-23.
Como podemos ter certeza que isso vai acontecer? Jesus fez milagres para mostrar às pessoas que o mundo inteiro vai ser bom assim. Ele também morreu por nós. Por causa da morte dele, a tristeza vai deixar de existir e todas as promessas de Deus vão se cumprir. A morte de Jesus foi tão importante que ele mandou seus discípulos se reunirem todos os anos para lembrar da morte dele. — Lucas 22:19, 20.
Pelo calendário usado nos tempos bíblicos, o dia da morte de Jesus vai cair neste ano na terça-feira, dia 11 de abril. As Testemunhas de Jeová convidam você para estar com elas nessa data e aprender como a morte dele pode ajudar você e sua família.
As Testemunhas de Jeová convidam toda a comunidade tarauacaense para estar presente a Celebração da morte de Cristo. 
Evento bíblico gratuito dia 11 de Abril, em dois horários:
18 às 19h ou das 19:40h às 20:40h
No Salão do Reino das Testemunhas de Jeová na entrada do Bairro Avelino Leal (Bairro Novo) 

Chá anti-inflamatório controla o açúcar no sangue e melhora circulação

Por

Especiaria obtida através da casca interna da caneleira, a canela é um alimento de sabor doce e levemente picante. Por ser versátil, pode ser utilizada no preparo de várias receitas, doces ou salgadas. Entre os melhores preparos, está o chá de canela, uma bebida tradicional e apreciada tanto pelo sabor quanto pelos benefícios à saúde.

Leia também

A bebida pode ser preparada com a casca ou as folhas da planta, sendo mais comum a utilização do pau de canela (casca seca). Com propriedades medicinais potentes, o chá de canela tem papel importante no controle do açúcar no sangue e na melhora da circulação sanguínea.

“A canela é uma planta bem versátil e os principais compostos bioativos encontrados nela são o eugenol, ácido cinâmico, catequinas e procianidinas. Esses compostos ajudam a combater o estresse oxidativo e podem ter efeitos benéficos sobre a glicemia e o metabolismo”, destaca o professor de nutrição Leandro Rodrigues da Cunha, da Universidade Católica de Brasília.

Além da regulação glicêmica e a melhora na circulação sanguínea, o chá de canela também possui ação antioxidante e anti-inflamatória e ajuda a saúde digestiva.

Compostos bioativos do chá de canela

  • Cinamaldeído: principal ativo da canela, possui ação antioxidante, anti-inflamatória e hipoglicemiante.
  • Eugenol: polifenol que traz efeitos antioxidantes e antimicrobianos à bebida.
  • Ácido cinâmico: melhora a absorção de glicose e a sensibilidade à insulina.
  • Catequinas e procianidinas: flavonoides que possuem ação anti-inflamatória e antioxidante.
  • Minerais: manganês, ferro e cálcio estão presentes em pequenas quantidades na infusão.

Como o chá de canela controla a glicemia e melhora a circulação

Os benefícios do chá de canela vem de substâncias naturais como o cinamaldeído e os polifenóis, que têm poder anti-inflamatório e ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Em conjunto, os compostos aumentam a sensibilidade à insulina, ajudando o organismo a utilizar o açúcar de forma mais eficiente e reduzindo os níveis de glicose no sangue.

Chá de canela pode ser preparado tanto com a canela em pau quanto com o alimento em pó

As propriedades presentes na infusão de canela também favorecem a circulação sanguínea, promovendo a dilatação dos vasos e ajudando no fluxo do sangue. Os efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes da bebida auxiliam a prevenir a formação de coágulos e a proteger o coração.

“Estudos sugerem que seus compostos podem melhorar a circulação sanguínea por promover leve vasodilatação e ajudar na redução da agregação plaquetária, o que pode beneficiar a saúde cardiovascular”, revela o nutricionista Guilherme Rocha, do grupo Mantevida, em Brasília.

Como preparar o chá de canela

Ingredientes:

  • 1 canela em pau;
  • 300 ml de água.

Modo de preparo:

Coloque 1 canela em pau em 300 ml de água. Leve ao fogo e ferva por 10 minutos. Por fim, espere amornar e consuma a infusão quente ou fria, como preferir.

Contraindicações da bebida

Apesar dos vários benefícios, é preciso ter cuidado com o consumo do chá de canela. Por conter cumarina, seu consumo em excesso pode ser prejudicial ao fígado e interferir na coagulação. Gestantes, lactantes, pessoas com problemas hepáticos, que usam anticoagulantes ou são alérgicas à canela devem evitar a infusão.

“Vale destacar que o chá de canela pode ser um excelente coadjuvante em hábitos saudáveis, mas seus efeitos não substituem uma alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos e acompanhamento médico, especialmente no controle de doenças como diabetes e hipertensão”, ressalta Guilherme.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Sair da versão mobile