Celebração da morte de Jesus
Muito tempo atrás, Deus revelou uma mensagem a um profeta. Deus disse que um dia as pessoas vão viver em harmonia com a natureza. Ninguém vai ficar doente. As famílias vão construir suas próprias casas, tirar seu sustento da terra e ficar muito satisfeitas com seu trabalho. — Isaías 11:6-9; 35:5, 6; 65:21-23.
Como podemos ter certeza que isso vai acontecer? Jesus fez milagres para mostrar às pessoas que o mundo inteiro vai ser bom assim. Ele também morreu por nós. Por causa da morte dele, a tristeza vai deixar de existir e todas as promessas de Deus vão se cumprir. A morte de Jesus foi tão importante que ele mandou seus discípulos se reunirem todos os anos para lembrar da morte dele. — Lucas 22:19, 20.
Pelo calendário usado nos tempos bíblicos, o dia da morte de Jesus vai cair neste ano na terça-feira, dia 11 de abril. As Testemunhas de Jeová convidam você para estar com elas nessa data e aprender como a morte dele pode ajudar você e sua família.
As Testemunhas de Jeová convidam toda a comunidade tarauacaense para estar presente a Celebração da morte de Cristo. 
Evento bíblico gratuito dia 11 de Abril, em dois horários:
18 às 19h ou das 19:40h às 20:40h
No Salão do Reino das Testemunhas de Jeová na entrada do Bairro Avelino Leal (Bairro Novo) 
MAIS

    Chá anti-inflamatório melhora a digestão e reduz o colesterol

    Por

    Originário da província de Yunnan, na China, o chá Pu-erh é uma bebida milenar local feita com folhas pós-fermentadas da planta Camellia sinensis. O processo de fermentação microbiana natural promove um sabor único ao chá e potencializa suas propriedades terapêuticas, que ajudam na melhora da saúde digestiva e reduzem os níveis de colesterol ruim (LDL).

    “O chá Pu-erh é único por ser um chá fermentado, diferente dos chás verde e preto que passam por oxidação. Essa fermentação microbiana, que pode durar anos, confere um sabor terroso e amadeirado, além de diversas propriedades benéficas”, explica a nutricionista Rafaela Rocks, do Hospital Santa Lúcia, em Brasília.

    Leia também

    Além de melhorar a digestão e diminuir o colesterol, a bebida estimula a queima de gordura e é benéfica para a saúde óssea, além de possuir ação antioxidante e anti-inflamatória. No entanto, para potencializar os benefícios, o chá deve ser aliado a uma boa rotina alimentar e à prática regular de atividades físicas regulares.

    Compostos bioativos e nutrientes do chá Pu-erh

    • Polifenóis: catequinas, flavonoides e ácidos fenólicos possuem potente ação antioxidante e anti-inflamatória.
    • Theabrownina: o pigmento escuro encontrado na bebida atua na regulação do colesterol e na proteção do fígado.
    • Probióticos naturais: derivados da fermentação, eles melhoram a saúde intestinal e microbiota.
    • Cafeína: presente em quantidades menores que no café, a cafeína atua como estimulante natural.

    Como o chá Pu-erh melhora a digestão e reduz o colesterol

    O processo de fermentação da bebida desenvolve microrganismos benéficos para o sistema digestivo. Eles ajudam a “quebrar” alimentos com mais facilidade, auxiliando no processo digestivo e equilibrando a microbiota intestinal. A ação antioxidante do chá também traz vantagens à digestão.

    “O chá auxilia a desintoxicação do organismo. Os polifenóis e as antocianinas agem como antioxidante que combatem a ação de radicais livres capazes de deteriorar as células, prevenindo o envelhecimento precoce da pele”, destaca a nutricionista especialista em nutrição e fitoterapia funcional Juliana Rangel Moutinho, do Hospital Albert Einstein.

    Já para reduzir o colesterol, a ação do chá fica por conta de substâncias como a theabrownina, o ácido gálico e as mevastatinas. Elas ajudam a inibir a absorção de gorduras no fígado, que em excesso podem provocar problemas graves, e a produção de colesterol ruim (LDL).

    Apesar de ser seguro na maioria dos casos, o chá de Pu-erh deve ser evitado por gestantes e lactantes. Pessoas com sensibilidade à cafeína, problemas digestivos ou que tenham anemia devem ter atenção à quantidade ingerida. Ao primeiro sinal de alteração, um profissional de saúde deve ser consultado.

    Chá de Pu-erh é produzido a partir de fermentação de plantas

    Como preparar o chá Pu-erh

    Ingredientes:

    • 3 a 4 gramas de folhas da planta Camellia sinensis;
    • 240 ml de água fervente.

    Modo de preparo:

    Ferva a água a 90ºC. Coloque de 3 a 4 gramas de folhas no bule e adicione a água fervente para cobrir as folhas. Em seguida, descarte a água e repita o processo mais uma vez. Encha o bule de água fervente pela terceira vez e deixe em infusão de 2 a 4 minutos. Por fim, consuma.

    Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

    Sair da versão mobile