Bastou um vídeo de duas pessoas em uma motocicleta para mais uma trend curiosa viralizar entre chineses. Desta vez, pessoas estão usando folhas de lótus (não as flores) no formato de máscaras para se proteger do sol, como mostram publicações nas redes sociais. A “moda” começou na província de Sichuan e já chegou a países vizinhos, como na Tailândia (veja no vídeo abaixo).
Vem conferir!
@nontachi.short How to หน้ากากใบบัว
#หน้ากากใบบัว #พี่นนท์ #เอ็นจอยคับผม #mask ♬ Zombie Tsunami – Exclusive Music & LouB
Folhas de lótus como máscaras
Nas imagens, as folhas têm dois furos para a abertura dos olhos, como os fantasmas de desenhos animados antigos. No TikTok, os vídeos seguem o mesmo padrão, com pessoas montadas em motos. Meme ou não, a prática chamou atenção de diversas páginas na web.
Orientações médicas
Na indústria dos cosméticos, produtos para tratar sinais da acne e rugas podem levar lótus na composição devido aos princípios ativos. Na prática, as “máscaras” com as folhas da planta podem até refrescar provisoriamente, mas não têm eficácia contra raios ultravioleta, segundo dermatologistas citados pelo site NDTV.
Leia também
-
Em Gana, uniformes escolares valorizam a estamparia local
-
Adidas desenvolve chuteira especialmente para mulheres atletas
-
LVMH perde 120 bilhões de euros e afunda mercado da moda de luxo
-
North West faz 12 anos e explora novos estilos no guarda-roupa
“Folhas de lótus como protetor solar são inúteis”, explicou o médico Kashish Kalra. “Se você quiser usar algo para cobrir o rosto e se proteger dos raios nocivos do sol, pode usar um pano grosso como máscara e esconder o rosto. No entanto, nem isso substitui o protetor solar e seus benefícios.”
Riscos da prática
A orientação da dermatologista Shareefa Chause, ouvida pela NDTV, vai na mesma linha. “Usar folhas de lótus como protetor solar pode causar queimaduras solares, bronzeamento, envelhecimento precoce ou até mesmo aumentar o risco de câncer de pele, já que são causadas pelos raios UV nocivos. Elas podem até irritar a pele e induzir alergias que podem levar a erupções cutâneas, coceira, sensação de queimação ou vermelhidão”, alerta a médica.
Natural, mas sem proteção
Seguindo os conselhos dos especialistas, a recomendação contra raios ultravioleta é o tradicional protetor solar, mesmo para quem quiser se divertir com máscaras de folhas.
Como brincadeira, a ideia funciona, mas o mesmo não pode ser dito sobre a proteção da pele contra o sol só por ser algo natural.