Celebração da morte de Jesus
Muito tempo atrás, Deus revelou uma mensagem a um profeta. Deus disse que um dia as pessoas vão viver em harmonia com a natureza. Ninguém vai ficar doente. As famílias vão construir suas próprias casas, tirar seu sustento da terra e ficar muito satisfeitas com seu trabalho. — Isaías 11:6-9; 35:5, 6; 65:21-23.
Como podemos ter certeza que isso vai acontecer? Jesus fez milagres para mostrar às pessoas que o mundo inteiro vai ser bom assim. Ele também morreu por nós. Por causa da morte dele, a tristeza vai deixar de existir e todas as promessas de Deus vão se cumprir. A morte de Jesus foi tão importante que ele mandou seus discípulos se reunirem todos os anos para lembrar da morte dele. — Lucas 22:19, 20.
Pelo calendário usado nos tempos bíblicos, o dia da morte de Jesus vai cair neste ano na terça-feira, dia 11 de abril. As Testemunhas de Jeová convidam você para estar com elas nessa data e aprender como a morte dele pode ajudar você e sua família.
As Testemunhas de Jeová convidam toda a comunidade tarauacaense para estar presente a Celebração da morte de Cristo. 
Evento bíblico gratuito dia 11 de Abril, em dois horários:
18 às 19h ou das 19:40h às 20:40h
No Salão do Reino das Testemunhas de Jeová na entrada do Bairro Avelino Leal (Bairro Novo) 
MAIS

    Como aumentar naturalmente a produção de testosterona em mulheres

    Por

    Apesar de ser conhecido como um hormônio masculino, a testosterona também é essencial para a saúde das mulheres. Ela atua na regulação da libido, na manutenção da massa muscular, na disposição física e até na saúde óssea. A queda nos níveis desse hormônio pode levar a sintomas como cansaço frequente, desânimo, perda de força e diminuição do desejo sexual.

    Leia também

    A boa notícia é que alguns hábitos e estratégias naturais podem ajudar o corpo feminino a otimizar sua produção de testosterona — sem a necessidade de reposição hormonal.

    Alimentação inteligente

    Alguns nutrientes são diretamente envolvidos na produção hormonal. O zinco, por exemplo, é essencial para a síntese de testosterona. Fontes como ostras, sementes de abóbora e oleaginosas são boas pedidas. A vitamina D também desempenha papel fundamental: níveis baixos desse nutriente estão associados à diminuição da testosterona. Sol e suplementação (quando necessário) fazem diferença.

    Outro ponto importante é o equilíbrio no consumo de carboidratos e gorduras boas, como as encontradas no abacate, azeite de oliva e ovos. Elas participam da formação dos hormônios esteroides — grupo ao qual a testosterona pertence.

    Estilo de vida e treinos

    A prática regular de atividade física, especialmente exercícios de força, como a musculação, tem um impacto positivo direto na produção natural de testosterona. Além disso, dormir mal ou viver sob estresse constante eleva o cortisol, hormônio que pode inibir a produção da testosterona.

    5 imagensFechar modal.1 de 5

    Exercícios com peso ajudam a fortalecer todo o corpo

    Pixabay/Divulgação2 de 5

    Uso de hormônios para se dar bem na musculação foi proibido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM)

    Unsplash3 de 5

    Emagrecer e ganhar músculos, tudo ao mesmo tempo, é desafiador

    Pixabay4 de 5

    Os músculos precisam de descanso para crescer

    Pixabay 5 de 5

    Mantenha uma boa alimentação e pratique atividades físicas para elevar a qualidade de vida

    iStock

    Por isso, dormir bem, manejar o estresse e priorizar momentos de descanso também fazem parte da fórmula.

    Suplementos aliados

    Alguns suplementos têm se mostrado úteis para estimular a produção natural de testosterona em mulheres, especialmente quando usados sob orientação profissional. Entre eles:

    • Vitamina D3: essencial para o eixo hormonal, especialmente em mulheres com deficiência;
    • Zinco: mineral fundamental para a síntese de testosterona;
    • Feno-grego (Fenugreek): planta que pode modular hormônios e favorecer a libido;
    • Maca peruana: adaptógeno conhecido por equilibrar os hormônios sexuais femininos.

    Cuidado com os excessos

    Vale lembrar que o objetivo não é masculinizar o corpo feminino, mas restaurar um equilíbrio hormonal saudável. Por isso, é fundamental evitar o uso indiscriminado de suplementos ou hormônios sem prescrição. Um bom acompanhamento com endocrinologista e nutricionista especializado faz toda a diferença.

    (*) Juliana Andrade é nutricionista formada pela UnB e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional. Escreve sobre alimentação, saúde e estilo de vida

    Sair da versão mobile