Portal Estado do Acre Notícias

Congresso analisa vetos presidenciais e pode abrir CPMI do INSS

congresso-analisa-vetos-presidenciais-e-pode-abrir-cpmi-do-inss

Congresso analisa vetos presidenciais e pode abrir CPMI do INSS

O Congresso Nacional analisa em sessão conjunta, nesta terça-feira (17/6), uma série de vetos presidenciais acumulados desde 2022. Deputados federais e senadores têm por prerrogativa a decisão de manter ou revogar vetos aplicados pelo chefe do Executivo em leis sancionadas.

O presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP), também poderá ler o requerimento que permite a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar descontos irregulares em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O esquema foi revelado pelo Metrópoles.

Leia também

A sessão é realizada de forma semipresencial, uma vez que ocorre na semana do feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (19/6). Essa é a primeira vez que o Congresso se reúne para deliberar vetos presidenciais em 2025, e a última sessão conjunta das Casas para este fim foi realizada em maio do ano passado.

Durante a votação, deliberam primeiro os parlamentares da Casa autora do projeto. O veto é derrubado se houver concordância da maioria simples do Senado (41 senadores) e da Câmara (257 deputados).

Entre os vetos mais importantes estão:

CPMI do INSS

Durante a sessão, também pode ser feita a leitura do requerimento que permite a instalação da CPMI do INSS, proposta pela oposição. É prerrogativa de Alcolumbre autorizar a abertura do colegiado, durante sessão conjunta das duas Casas legislativas.

Sair da versão mobile