Portal Estado do Acre Notícias

Conselho da USP aprova tabela de vagas para o vestibular 2026. Confira

conselho-da-usp-aprova-tabela-de-vagas-para-o-vestibular-2026.-confira

Conselho da USP aprova tabela de vagas para o vestibular 2026. Confira

O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovou, em reunião realizada nessa terça-feira (24/6), a tabela de vagas dos cursos de graduação da instituição para o vestibular de 2026. Não houve alteração no número total de vagas oferecidas pela USP, que é de 11.147, em relação ao ano passado.

6 imagensFechar modal.1 de 6

Estudantes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each) da Universidade de São Paulo (USP) durante aula

Gabriel Almeida/EACH USP2 de 6

Estudante faz prova do Provão Paulista

3 de 6

Candidatos concentrados fazendo a prova da primeira fase do vestibular

Marcos Santos/USP Imagens4 de 6

Estudantes fazem vestibular da USP em São Paulo

Marcos Santos/USP Imagens5 de 6

Candidatos participam do vestibular da USP / Fuvest em São Paulo

Marcos Santos/USP Imagens6 de 6

Faculdade de Direito da USP

Divulgação/USP

A universidade oferece três formas de ingresso para os novos estudantes: o vestibular da Fuvest, o Enem USP e o Provão Paulista. A USP reserva 50% das vagas de cada curso de graduação e turno para candidatos egressos de escolas públicas (EP), considerando os três processos de seleção. Nesse porcentual incide reserva de vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI) equivalente à proporção desses grupos no Estado de São Paulo, segundo o último Censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é de 37,5%.

As vagas estão distribuídas da seguinte forma:

Em 2025, a Fuvest abrirá o período de inscrições do dia 18 de agosto até 7 de outubro. A primeira fase do vestibular será no dia 23 de novembro e, a segunda fase, em 14 e 15 de dezembro. O Enem USP deverá abrir inscrições a partir do mês de novembro e o edital do Provão Paulista deverá ser divulgado no segundo semestre deste ano.

Adesão ao Enade

Também na reunião dessa terça-feira, o Conselho Universitário aprovou a adesão da USP ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O teste avalia o rendimento dos estudantes concluintes dos cursos de graduação. Foram 93 votos favoráveis e seis abstenções.

O Enade verifica os conteúdos programáticos, as habilidades e as competências adquiridas pelos estudantes ao longo da formação.

“A adesão ao Enade foi construída de forma dialogada junto à comunidade docente e discente da USP, buscando-se alinhar nosso compromisso institucional com a qualidade da formação à responsabilidade pública de dar transparência à avaliação externa do aprendizado de nossos estudantes, conduzida no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)”, explica o pró-reitor de Graduação, Aluisio Segurado.

Leia também

Segundo a universidade, serão seguidos os ciclos trienais do Enade e observadas as áreas de avaliação definidas anualmente pelo Ministério da Educação (MEC).

Em 2025, serão avaliados 48 cursos da USP. Confira:

Licenciaturas em

Bacharelados em

A participação dos estudantes convocados para o Enade é obrigatória e fica registrada no histórico escolar.

O ingresso da USP no Enade coincide com uma mudança no processo avaliativo nacional, que passa a contemplar quatro modalidades distintas: o Enade, aplicado aos estudantes dos cursos de bacharelado e tecnológicos; o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), obrigatório para todos os estudantes de Medicina; a Prova Nacional Docente (PND), que avalia a formação teórica nos cursos de Licenciatura; e a avaliação prática das Licenciaturas, vinculada ao Enade e voltada à análise das competências desenvolvidas no estágio supervisionado.

Sair da versão mobile