Celebração da morte de Jesus
Muito tempo atrás, Deus revelou uma mensagem a um profeta. Deus disse que um dia as pessoas vão viver em harmonia com a natureza. Ninguém vai ficar doente. As famílias vão construir suas próprias casas, tirar seu sustento da terra e ficar muito satisfeitas com seu trabalho. — Isaías 11:6-9; 35:5, 6; 65:21-23.
Como podemos ter certeza que isso vai acontecer? Jesus fez milagres para mostrar às pessoas que o mundo inteiro vai ser bom assim. Ele também morreu por nós. Por causa da morte dele, a tristeza vai deixar de existir e todas as promessas de Deus vão se cumprir. A morte de Jesus foi tão importante que ele mandou seus discípulos se reunirem todos os anos para lembrar da morte dele. — Lucas 22:19, 20.
Pelo calendário usado nos tempos bíblicos, o dia da morte de Jesus vai cair neste ano na terça-feira, dia 11 de abril. As Testemunhas de Jeová convidam você para estar com elas nessa data e aprender como a morte dele pode ajudar você e sua família.
As Testemunhas de Jeová convidam toda a comunidade tarauacaense para estar presente a Celebração da morte de Cristo. 
Evento bíblico gratuito dia 11 de Abril, em dois horários:
18 às 19h ou das 19:40h às 20:40h
No Salão do Reino das Testemunhas de Jeová na entrada do Bairro Avelino Leal (Bairro Novo) 
MAIS

    Enem 2025: MEC prorroga prazo de inscrições até a próxima sexta (13/6)

    Por

    O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O novo limite para o procedimento termina às 23h59 da próxima sexta-feira (13/6). A decisão foi divulgada na noite dessa sexta-feira (6/6), que era o fim do período divulgado na primeira versão do edital do exame.

    A Página do Participante, endereço virtual que fica dentro do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), já está com a contagem regressiva alinhada ao novo prazo.

    Como fazer a inscrição para o Enem

    • Para realizar a inscrição para participar do Enem 2025, o candidato deve acessar a Página do Participante, disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e selecionar “Inscrição”.
    • Na sequência, o estudante deve informar o número do CPF, a data de nascimento e clicar em “Iniciar a inscrição”.
    • Depois, deve conferir se os dados estão de acordo com o cadastro na Receita Federal.
    • Os candidatos também deverão informar a “Cor/Raça” e “Estado Civil”, entre outros.
    • Após esses passos, o interessado deverá informar se serão necessários recursos de acessibilidade ou tratamento pelo nome social.
    • Os candidatos deverão escolher entre os idiomas inglês ou espanhol para realizar a prova de língua estrangeira.
    • Caso o participante tenha mais de 18 anos e não tenha concluído o ensino médio, ele poderá obter o certificado de conclusão da educação básica por meio do Enem. No entanto, ele deve informar esse interesse no momento da inscrição.
    • Por fim, o candidato deverá escolher o município onde deseja realizar a prova.
    • Depois de concluir todos os passos, basta clicar em “Enviar Inscrição”.

    As outras etapas do Enem não tiveram alteração nas datas. Portanto, as provas continuam agendadas para os dias 9 e 16 de novembro. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep, até o 10° dia útil após o 2° dia de aplicação.

    Há uma excessão que já estava prevista desde a primeira versão do edital para os candidatos que moram em Belém, Ananindeua e Marituba. Eles farão o exame nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. O motivo é a realiação da 30ª Conferência das Partes (COP30) em Belém.

    9 imagensFechar modal.1 de 9

    ProUni, Fies e Sisu são programas de incentivo à educação cujo objetivo é facilitar, de certa forma, a inclusão de estudantes no ensino superior brasileiro, sempre tendo o Enem e suas notas de corte como primeiro passo obrigatório

    Michael Melo/Metrópoles
    2 de 9

    O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aliás, tem como objetivo avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Dessa forma, podem participar da prova alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores

    Marcello Casal Jr./Agência Brasil
    3 de 9

    Divulgação
    4 de 9

    Implantado em 2005, o ProUni é uma iniciativa que concede bolsas parciais ou integrais em faculdades da rede privada. Podem se candidatar estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou na rede particular, como bolsistas integrais, e que tenham renda familiar de até três salários mínimos

    Divulgação
    5 de 9

    Para conseguir bolsa de 100%, no entanto, é preciso ter renda familiar de, no máximo, um salário mínimo e meio. O ProUni também beneficia candidatos com cotas afirmativas e professores da rede pública que estejam ativos no quadro de pessoal. Esses últimos podem se candidatar a cursos de licenciatura sem necessidade de comprovação de renda

    Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles
    6 de 9

    Quem fez o Enem pode usar nota da prova para obter financiamento estudantil, por meio do Fies, em cursos de instituições particulares de ensino superior, com juros menores e prazos mais longos de pagamento. Também é necessário ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos (R$ 3.960)

    Vinícius Schmidt/Metrópoles
    7 de 9

    Sisu

    Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles
    8 de 9

    Durante a inscrição no Sisu, o candidato tem que escolher, em ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa. O interessado também deve informar se concorrerá por cotas ou por ampla concorrência

    Vinícius Santa Rosa/Metropoles
    9 de 9

    Para se candidatar a qualquer um dos programas, porém, é necessário obter média igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos

    IMP Concursos/Divulgação

    Certificação do ensino médio

    O Enem deste ano conta com uma novidade: os candidatos com mais de 18 anos que não concluíram a educação básica poderão obter a certificação do ensino médio com a realização do exame.

    Desde 2017, a certificação era feita exclusivamente pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A obtenção do certificado depende de o candidato atingir o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de 500 pontos na redação.

    Sair da versão mobile