Nessa quarta-feira (11/6), a artista austríaca Renate Graf reuniu convidados na abertura da exposição Terra Fraturada, no Museu de Arte de Brasília (MAB). A mostra, uma manifestação poética e política, trata de temas como clima e cultura e apresenta “partes quebradas” de diferentes lugares do planeta.
Com curadoria de Nicolas Martin Ferreira, a exposição no MAB reúne cerca de 30 fotografias em preto e branco e vitrines com livros fotográficos de Renate Graf. Com a sensibilidade da artista, as imagens enaltecem a natureza. No entanto, as fotos também são uma espécie de denúncia da fragilidade do meio ambiente.
Obras de Renate Graf
Gustavo Lucena/Metrópoles
Exposição Terra Fraturada
Gustavo Lucena/Metrópoles
A fotógrafa austríaca apresenta seu trabalho no MAB
Gustavo Lucena/Metrópoles
Detalhes de obra exposta
Gustavo Lucena/Metrópoles
Leia também
-
Prêmio dará R$ 30 mil para 10 fotógrafos por obras da Mata Atlântica
-
Cazuza é homenageado em exposição imersiva no Rio de Janeiro
-
EUmies Awards: exposição do prêmio de arquitetura chega a Brasília
-
Mariana Palma desembarca em Brasília para abertura de exposição
A mostra é composta por trabalhos feitos por Renate Graf em diferentes lugares do mundo, como Índia, México, China, Uzbequistão e Turquia. Enquanto visitava esses países, encontrava e documentava realidades diferentes.
Em conversa com a coluna Claudia Meireles, a artista detalha que enfrentou temperaturas negativas extremas para fotografar na região montanhosa russa da Sibéria, ao redor do Lago Baikal; fez caminhadas pelo Deserto do Saara, em Marrocos, e pelo deserto do Taclamacã, na China; e também trabalhou nas favelas do Rio, em áreas de reciclagem do lixo. “Como Indiana Jones, procurei a terra onde ela está mais quebrada”, afirma.
De acordo com Renate Graf, as fotografias possuem o papel de trazer consciência e um olhar alternativo para o que está acontecendo, como um testemunho. “Não sou profeta nem ativista político, mas, se você percorrer o mundo em tantos lugares como eu, possivelmente verá coisas que mudaram a minha vida de forma tão dramática”, declara a fotógrafa.
Confira os melhores momentos da abertura:
Confira os cliques de Gustavo Lucena:
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.