Portal Estado do Acre Notícias

Fraude no INSS: 300 mil aposentados são atendidos pelos Correios

fraude-no-inss:-300-mil-aposentados-sao-atendidos-pelos-correios

Fraude no INSS: 300 mil aposentados são atendidos pelos Correios

Os Correios atenderam mais de 300 mil aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para verificar se tiveram descontos irregulares de entidades em seus contracheques. Os dados são referentes às informações compiladas até essa terça-feira (3/6).

O atendimento começou na sexta-feira (30/5) e foca nas pessoas que têm dificuldade em usar a internet e preferem ser atendidas presencialmente. Para encontrar uma agência dos Correios que faça esse atendimento, é preciso consultar os sites do INSS e dos Correios, ou a Central 135.

Como funciona a contestação do INSS

O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23/4 e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do então ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Leia também

No total, serão 4.730 agências em todo o país autorizadas a auxiliar na verificação se houve algum desconto não autorizado na pensão ou aposentadoria do beneficiário. Essa consulta também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, mas o atendimento presencial acontece para ajudar aqueles que encontraram dificuldades no suporte digital.

Confira aqui as agências autorizadas.

De acordo com balanço divulgado no último sábado (31/5), são quase 2,5 milhões de aposentados e pensionistas que pediram a devolução do dinheiro no sistema do Meu INSS e no telefone 135. São 41 entidades associativas contestadas, que têm 15 dias úteis para responder.

Sair da versão mobile