O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD-RJ), anunciou, nesta sexta-feira (6/5), detalhes sobre a nova Força Municipal, divisão de elite da Guarda Municipal que utilizará armas de fogo. Segundo Paes, os agentes passarão por um treinamento de seis meses para atuarem no policiamento ostensivo.
“Serão seis meses de treinamento para estes guardas municipais. Vamos fazer com critério e corregedoria, mas permitindo que a autoridade se imponha, mais importante, em colaboração com as forças estaduais. Queremos permitir que a Polícia Militar e a Polícia Civil tenha mais liberdade naquilo que só elas podem fazer, que é esse absurdo de territórios dominados na cidade do Rio”, ressaltou Eduardo Paes.
Leia também
-
Guarda Municipal de Niterói salva bebê engasgado em abrigo
-
Guarda municipal mata companheiro durante vaquejada no Maranhão
-
Concurso para guarda municipal é suspenso após vazamento de prova
-
Guarda municipal de folga intervém em assalto e acaba matando vítima
O edital de seleção de agentes para a Força Municipal foi lançado nessa quarta-feira (4/6) e conta com 600 vagas restritas a agentes que já compõem o corpo efetivo da Guarda Municipal.
Paes define a Força Municipal como um “novo modelo de policiamento”, coordenado pelo secretário de Ordem Pública, Breno Carnevale, que também é delegado.
O prefeito ainda destacou que a proposta prevê que a nova força atue em apoio às polícias Militar e Civil, sem sobreposição de funções, com a missão de prevenir pequenos delitos e promover a ordem na cidade.
“Ela não será responsável pela retomada de territórios ocupados, pelo enfrentamento às milícias, aos narcotraficantes. O papel da Guarda Municipal será basicamente voltado para o policiamento preventivo e para o policiamento ostensivo”, disse Paes.
Para entrar no curso, o candidato passará por:
- avaliação da ficha profissional;
- teste de aptidão física (TAF);
- exames de saúde e toxicológico;
- avaliação psicológica e
- investigação social.
Os agentes trabalharão em duplas, que estarão a pé ou em motos, em uma escala de trabalho de 12 x 36.
A criação da Força Municipal foi aprovada em sessão extraordinária da Câmara de Vereadores dessa terça (3/6). No total, 47 vereadores votaram no projeto, 33 votos a favor e 14 contra — uma vereadora se absteve da votação.