Portal Estado do Acre Notícias

Israel intensifica ataques a Teerã e atinge usina nuclear de Fordow

israel-intensifica-ataques-a-teera-e-atinge-usina-nuclear-de-fordow

Israel intensifica ataques a Teerã e atinge usina nuclear de Fordow

Israel voltou a lançar ataques aéreos contra o Irã na manhã desta segunda-feira (23/6). O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, afirmou que as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) estão atacando alvos no centro de Teerã com “intensidade sem precedentes”. O foco dos ataques é a sede da Guarda Revolucionária do Irã (IRGC).

Mais cedo, Israel realizou um novo ataque à instalação nuclear subterrânea de Fordow, mesmo local bombardeado pelos EUA no sábado (21/6). A instalação é um dos locais nucleares mais importantes do Irã, enterrada no interior de uma montanha.

Em retaliação, o Irã também atacou Israel. Alguns mísseis, entretanto, foram interceptado.

Leia também

De acordo com Katz, o exército israelense está “atacando alvos do regime e órgãos de repressão do governo, no coração de Teerã”, como por exemplo a ede de segurança da Guarda Revolucionária Islâmica paramilitar, a Praça Palestina, e o corpo de voluntários paramilitares Basij, que faz parte da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC).

“Para qualquer fogo direcionado à frente interna israelense, o ditador iraniano será severamente punido e os ataques continuarão com força total”, acrescentou o ministro.

Enormes nuvens de fumaça cobriram partes da cidade.

3 imagensFechar modal.1 de 3

Reprodução/X2 de 3

Reprodução/X3 de 3

Reprodução/X

Entre as áreas atingidas na capital estão a Rua Jordan, um bairro rico e densamente povoado, e a Universidade Shahid Beheshti. A prisão de Evin, que abriga presos políticos, incluindo cidadãos com dupla nacionalidade, também foi atacada.

O jornal iraniano Nournews disse que as famílias dos detidos na prisão de Evin “devem saber que estão seguros”. Até o momento não há informações sobre o número de feridos em decorrência dos novos ataques à capital iraniana.

Em atualização. 

Sair da versão mobile