Portal Estado do Acre Notícias

Líder supremo do Irã prepara sucessão e se refugia em bunker

lider-supremo-do-ira-prepara-sucessao-e-se-refugia-em-bunker

Líder supremo do Irã prepara sucessão e se refugia em bunker

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, nomeou, neste sábado (21/6), três clérigos como candidatos à sucessão, perante a Assembleia dos Peritos. A decisão ocorre após diversas ameaças de Israel e diante da indecisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que “por enquanto” não eliminará o líder.

Nessas circunstâncias, Khamenei, de 86 anos, se mudou para um bunker após ter parte do escalão militar abatida por Israel.

Conflito Israel x Irã

Leia também

Israel e os Estados Unidos emitiram diversos alertas de que poderiam eliminar Ali Khamenei. O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, afirmou que o líder supremo pode ter o mesmo destino de Saddam Hussein, ex-presidente do Iraque, executado após a invasão do país pelos Estados Unidos em 2003.

O presidente norte-americano Donald Trump afirmou, nesta semana, na rede Truth Social, que os EUA sabem exatamente onde está o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, mas que ainda não o matarão, pois não querem causar mais danos aos civis.

“Sabemos exatamente onde o chamado ‘Líder Supremo’ está escondido. Ele é um alvo fácil, mas está seguro lá. Não vamos matá-lo, pelo menos não por enquanto. Mas não queremos mísseis disparados contra civis ou soldados americanos. Nossa paciência está se esgotando”, escreveu Trump.

De acordo com o jornal The New York Times, além de preparar sucessores para sua possível morte, Ali Khamenei tem se mantido escondido em um bunker e só se comunica por meio de mensageiros, temendo ser rastreado. Quanto à população iraniana, ele se pronuncia por meio de vídeos gravados.

Além de nomear os candidatos à sucessão, o líder também designou uma série de substitutos para o alto escalão militar. Os nomes permanecem em segredo.

Khamenei exerce o comando sobre as Forças Armadas, o Judiciário, o Legislativo e o Executivo, além de ser o mais alto clérigo da hierarquia dos muçulmanos xiitas. Ele é o chefe de Estado mais longevo, no cargo desde 1989.

Sair da versão mobile