O presidente Lula decidiu não participar da votação interna do PT que escolherá os próximos membros da direção do partido. O pleito está marcado para o domingo (6/7).
Segundo apurou a coluna, o petista abrirá mão de votar para participar da cúpula do Brics, que acontecerá no Rio de Janeiro justamente no domingo e na segunda-feira (7/7).
Ricardo Stuckert/PR
Presidente Lula
Claudio Kbene/ PR
Presidente Lula falou sobre eleição de 2026 com aliados
Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto
Reprodução Redes Sociais
De acordo com o regulamento do PT, Lula poderia votar em dois estados: São Paulo, cidade onde é filiado, e Brasília, onde será instalada uma urna na sede nacional do partido.
Leia também
-
Janja e Moraes viajam juntos a SP em voo da FAB; veja imagens
-
Lula é aconselhado a não sancionar aumento do número de deputados
-
Lula prepara pronunciamento na TV sobre escândalo do INSS
-
O ponto que mais intriga quem aposta que Lula não tentará reeleição
Lula evita se indispor
Na avaliação de lideranças petistas, o fato de Lula não votar na disputa seria “positivo” para ele, na medida em que o presidente da República não se indispõe com os candidatos ao comando do PT.
Lula tem dado apoio velado ao ex-prefeito de Araraquara (SP) Edinho Silva. O chefe do Palácio do Planalto, porém, nunca anunciou publicamente esse apoio para não se indipor com os outros candidatos.
Além de Edinho, disputam a presidência nacional do PT o deputado federal Rui Falcão (SP); o secretário de Relações Internacionais da sigla, Romênio Pereira; e o historiador Valter Pomar.