Portal Estado do Acre Notícias

Morre o artista plástico Francisco Galeno, aos 68 anos

morre-o-artista-plastico-francisco-galeno,-aos-68-anos

Morre o artista plástico Francisco Galeno, aos 68 anos

Morreu aos 68 anos o artista plástico Francisco Galeno, responsável por quadros e esculturas inspirados em Brasília. A informação foi confirmada pelo filho do artista, o arquiteto e urbanista João Galeno. Ainda não há informação sobre velório e sepultamento do artista.

Francisco morreu nesta segunda-feira (2/6). Ele foi encontrado morto ao lado da cama de seu ateliê, local onde morava. Segundo a família, Galeno estava com dengue, mas relutou em procurar assistência médica.

Nascido em Parnaíba, no Piauí, e radicado em Brasília, Galeno é responsável pelo painel da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, na Asa Sul, que substituiram os afrescos originais de Alfredo Volpi, apagados pela cúria metropolitana. 

Leia também

Relembre a trajetória de Francisco Galeno

Considerado um dos nomes mais importantes da arte produzida em Brasília, Francisco Galeno tem uma obra marcada por cores intensas, formas geométricas e referências à cultura popular, inspiradas em sua infância às margens do Rio Parnaíba e no ofício artesanal de sua família.

Desde jovem, Galeno buscou uma linguagem própria, afastando-se das figuras tradicionais para incorporar objetos afetivos como anzóis, carretéis e latas. Seu trabalho dialoga com a tradição construtivista brasileira, mas com uma abordagem lúdica e vibrante, que reflete o espírito festivo do Brasil.

Mesmo com reconhecimento nacional, faz questão de viver em Brazlândia, lugar que considera essencial para sua identidade artística. Além da pintura, atua com esculturas, instalações e roupas — como a camisa criada para o time de futebol local. Atualmente, desenvolve um projeto inspirado nos “loucos de BR”, personagens que encontra em viagens e que vê como artistas espontâneos, carregados de expressão e criatividade popular.

Sair da versão mobile