Portal Estado do Acre Notícias

Na Europa, bolsas apagam ganhos da véspera e fecham no vermelho

na-europa,-bolsas-apagam-ganhos-da-vespera-e-fecham-no-vermelho

Na Europa, bolsas apagam ganhos da véspera e fecham no vermelho

Após um dia de fortes ganhos com o anúncio do cessar-fogo no conflito entre Israel e Irã, os principais índices das bolsas de valores da Europa mudaram o sinal e fecharam no vermelho nesta quarta-feira (25/6).

O que aconteceu

Cessar-fogo no Oriente Médio e juros nos EUA

Nesta quarta-feira, os investidores europeus continuaram atentos aos desdobramentos do cessar-fogo anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que interrompeu os conflitos entre israelenses e iranianos.

Os ataques deixaram pelo menos 634 mortos e um número ainda desconhecido de feridos. Do total de pessoas que perderam a vida, 606 foram declaradas pelo governo iraniano como cidadãos do país. Em Israel, o número de mortes é de ao menos 28.

Ainda nos EUA, o presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central norte-americano), que na véspera compareceu a uma audiência na Câmara dos Representantes, falou nesta quarta ao Senado.

Leia também

Aos deputados, Powell jogou um balde de água fria no mercado, nessa terça-feira (24/6), ao indicar que o Fed deve esperar mais um pouco para cortar a taxa de juros no país.

Segundo o chefe do Fed, é necessário mais tempo para que o BC dos EUA avalie se o aumento das tarifas comerciais impostas pelo governo do presidente Donald Trump sobre diversos países terá impacto real sobre a inflação.

“Os aumentos nas tarifas neste ano provavelmente elevarão os preços e pesarão sobre a atividade econômica”, projetou Powell.

“Os efeitos sobre a inflação podem ser de curta duração, refletindo uma mudança pontual no nível de preços. Também é possível que os efeitos inflacionários sejam mais persistentes. Por enquanto, estamos bem posicionados para esperar para saber mais sobre o provável curso da economia antes de considerar quaisquer ajustes em nossa política monetária”, completou o presidente do Fed.

Na sessão da Câmara, Powell reiterou o teor do comunicado divulgado pelo Fed na semana passada, quando a autoridade monetária anunciou a manutenção dos juros básicos do país no intervalo atual, entre 4,25% e 4,5% ao ano.

Nos últimos dias, diretores do Federal Reserve indicaram que o BC norte-americano poderia avaliar o início do ciclo de queda dos juros já a partir da próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), marcada para os dias 29 e 30 de julho.

“As mudanças nas políticas continuam a evoluir e seus efeitos sobre a economia permanecem incertos”, concluiu Powell em sua fala aos congressistas.

Sair da versão mobile