O primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, chamou de “corajosa” a decisão do presidente estadunidense Donald Trump de atacar instalações nucleares no Irã. O ataque aconteceu neste sábado (21/6). Netanyahu disse que a medida adota pelos Estados Unidos “vai mudar a história”.
“O presidente Trump e eu costumamos dizer: ‘Paz pela força’. Primeiro vem a força, depois vem a paz. E esta noite, o presidente Trump e os Estados Unidos agiram com muita força”, disse Netanyahu.
O primeiro-ministro de Israel afirmou que a liderança de Trump “criou um pivô na história que pode ajudar a liderar o Oriente Médio e além, rumo a um futuro de prosperidade e paz”.
Trump anuncia ataque no Irã
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou, na noite deste sábado (21/6), que as tropas norte-americanas bombardearam três instalações nucleares no Irã. O caso acontece em meio ao embate entre o Irã e Israel, aliado dos Estados Unidos.
“Concluímos nosso ataque bem-sucedido às três instalações nucleares no Irã, incluindo Fordow, Natanz e Esfahan. Todos os aviões estão agora fora do espaço aéreo iraniano. Uma carga completa de bombas foi lançada na instalação principal, Fordow”, escreveu o presidente norte-americano na rede social Truth Social.
Leia também
-
Trump anuncia ataque a três instalações nucleares do Irã
-
Irã confirma ataque dos EUA a três instalações nucleares
-
“Aviões invisíveis”: EUA teriam usado bombardeiros B-2 em ataque ao Irã
Fordow, uma das instalações subterrâneas afetadas, tem capacidade para operar 3 mil centrífugas para enriquecimento de urânio, segundo estimativas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), programa da Organização das Nações Unidas (ONU) para assuntos nucleares.
Seguranças caminham pelos escombros da sede da Rede de Notícias da República Islâmica do Irã (IRINN), localizada no complexo da televisão estatal do Irã
Morteza Nikoubazl/NurPhoto via Getty Images2 de 5
Segurança armado passa por um cartaz com um retrato do falecido líder do Irã, o aiatolá Ruhollah Khomeini
Morteza Nikoubazl/NurPhoto via Getty Images3 de 5
Policiais israelenses em desarmamento de bombas são vistos trabalhando no local do impacto após um míssil supostamente lançado do Irã atingir a cidade de Bersheba, no sul de Israel
Mostafa Alkharouf/Anadolu via Getty Images4 de 5
A polícia e a defesa civil realizam operações na área após o míssil disparado do Irã que atingiu a cidade de Haifa, no noroeste de Israel
Alkharouf/Anadolu via Getty Images5 de 5
Vista aérea dos danos causados por um míssil lançado do Irã
Yair Palti/Anadolu via Getty Images
“Todos os aviões estão em segurança a caminho de casa. Parabéns aos nossos grandes guerreiros americanos. Não há outro exército no mundo que pudesse ter feito isso. Agora é a hora da paz! Agradecemos a sua atenção a este assunto”, completou Trump.
