Uma frente fria que se formou nesse domingo (29/6) no Sul vai derrubar as temperaturas em São Paulo nesta semana, formando a segunda onda de frio no país desde o início do inverno. Além disso, os ventos úmidos do oceano devem causar uma semana úmida, nublada e com sensação de frio na Grande São Paulo.
Praticamente todo o estado de São Paulo está em alerta de perigo potencial para declínio de temperatura, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta segunda-feira (30/6), com validade até 12h desta terça-feira (1º/7).
De acordo com o portal Climatempo, o deslocamento da frente fria muda a direção dos ventos no estado paulista e provoca o aumento de umidade em áreas do extremo sul e leste paulista. Há risco de chuvas fortes e temporais no Vale do Ribeira, Sorocaba, Itapetininga e em parte do litoral sul paulista, corroborado por um alerta do Inmet de perigo potencial para chuvas intensas na região, com validade até 10h desta terça.
Pessoa durante baixa temperatura e frio na capital paulista
Reprodução/ Paulo Pinto/ Agência Brasil
Pessoa caminha durante frio e baixa temperatura na capital paulista
Reprodução/ Paulo Pinto/ Agência Brasil
Pessoas caminham durante frio e baixa temperatura na capital paulista
Reprodução/ Paulo Pinto/ Agência Brasil
Onda de frio em São Paulo
Agência Brasil/Reprodução
Onda de frio em São Paulo massa polar
Reprodução/Agência Brasil
Pessoa durante baixa temperatura e frio na capital paulista
Reprodução/ Paulo Pinto/ Agência Brasil
Clima na capital
- Na capital paulista, a temperatura máxima já não deve ultrapassar os 16 °C nesta terça-feira (1º/7), que será um dia nublado com muitas nuvens e chance de chuva isolada.
- A sensação de frio deve persistir ao longo da terça, e os índices de umidade permanecem acima dos 85%.
- Mas o frio vai chegar com toda a força na quarta-feira (2/7), com os termômetros variando entre 11 °C na mínima e 14°C na máxima.
- São esperadas condições de muita nebulosidade, sensação de frio e chuviscos isolados em alguns momentos da quarta. Os índices de umidade também devem permanecer acima dos 85%.
A Defesa Civil Municipal mantém toda a cidade de São Paulo em estado de alerta para baixas temperaturas desde o domingo (22/6).
Previsão do tempo nesta segunda (30/6)
Nesta segunda-feira (30/6), a maior parte do território paulista amanheceu com tempo estável e temperaturas amenas, de acordo com a Defesa Civil. Um sistema de baixa pressão localizado no oceano possibilitou o aumento da umidade do ar na maior parte do estado, e com isso, o dia será de sol entre nuvens.
Na faixa leste, nas regiões que fazem divisa com o Paraná e na região metropolitana da capital, a nebulosidade será persistente e há possibilidade de chuva fraca. As temperaturas terão variação entre 16°C e 21°C na maioria dos municípios.
As regiões de Barretos, Ribeirão Preto e Franca permanecem com baixa umidade e sol entre poucas nuvens. Nas demais regiões do estado, as amplitudes serão típicas do inverno, com as maiores temperaturas registradas no início da tarde e voltando a ficar amenas à noite.
Leia também
-
Justiça condena servidora que favoreceu marido com isenção de IPTU
-
Nova regra do governo de SP demite professor que faltar sem atestado
-
Justiça decide se palmeirenses acusados de emboscada vão a júri
-
Vídeo: bombeiro salva bebê de 1 ano que chegou desacordado em quartel
Na capital paulista, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, esta segunda-feira começou com tempo fechado, chuviscos na região de Parelheiros e termômetros oscilando em torno dos 15,4°C durante a madrugada.
As estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo indicam que as temperaturas mínimas chegaram aos 11,4°C no extremo sul da cidade, enquanto a região central registrou 16,1°C.
Os dados históricos do CGE mostram que junho registrou até o momento 51,9mm de chuva, cerca de 8,4% acima dos 47,9mm esperados para o mês.