Portal Estado do Acre Notícias

Novo ataque aéreo de Israel atinge a cidade Tabriz, no noroeste do Irã

novo-ataque-aereo-de-israel-atinge-a-cidade-tabriz,-no-noroeste-do-ira

Novo ataque aéreo de Israel atinge a cidade Tabriz, no noroeste do Irã

A mídia iraniana informou, neste sábado (14/6), que um novo ataque de Israel atingiu a cidade de Tabriz, no noroeste do Irã. Segundo relatos, os bombardeios ocorreram perto da Refinaria de Tabriz.

O novo ataque israelense contra estruturas iranianas foi confirmado pelas agências de notícias Fars e Mehr. Também foram afetadas partes das províncias ocidentais de Lorestan, Hamedan e Kermanshah.

Nas redes sociais, alguns internautas publicaram imagens de fumaça subindo próximo à refinaria. Até o momento, nenhuma autoridade do Irã confirmou eventuais danos à estrutura do local.

Início do conflito

A Radiodifusão da República Islâmica do Irã (IRIB) relatou que cerca de 60 pessoas, entre elas 20 crianças, morreram em um ataque israelense a um prédio residencial na capital Teerã.

Nessa sexta-feira (13/6), o embaixador do Irã nas Nações Unidas, Amir Iravani, tinha divulgado que pelo menos 78 pessoas foram mortas e 320 ficaram feridas após a onda de ofensivas de Israel.

Do lado israelense, há três mortos e 80 feridos. Segundo o exército, as vítimas não conseguiram chegar até os abrigos.

Leia também

Tel Aviv também notificou que nove cientistas envolvidos na produção de armas nucleares do Irã “foram eliminados”. Segundo as Forças de Defesa de Israel, eles tinham décadas de experiência no desenvolvimento de armas nucleares.

“Os indivíduos eliminados desempenharam um papel central no progresso rumo às armas nucleares. Sua eliminação representa um golpe significativo na capacidade do regime iraniano de adquirir armas de destruição em massa”, afirmou o exército.

Entre os cientistas mortos estão:

A tensão entre Irã e Israel

O conflito entre Israel e Irã começou na última quinta-feira (12/6), quando o exército israelense realizou ataques contra território iraniano. Em resposta, o Teerã lançou uma ofensiva contra os israelenses durante a sexta-feira (13/6). A troca de ataques entre os rivais históricos aumentou a tensão no Oriente Médio.

Sair da versão mobile