Problemas financeiros sempre assombram as pessoas, afinal, quem consegue ficar tranquilo ao saber que têm pendências financeiras? O que pouca gente sabe é que uma das áreas que mais pode ser afetada é o sexo e o relacionamento.
Leia também
-
O parceiro goza rápido demais no sexo? Saiba como falar sobre isso
-
Relação tranquila não é com eles: 4 signos que amam um caos amoroso
-
Teste sua flexibilidade com essas 10 posições sexuais “diferentonas”
-
Atividade física intensa, como na série Olympo, pode turbinar a libido
Uma pesquisa realizada pela Zip Health revelou que as incertezas econômicas estão mudando a forma como as pessoas namoram, se conectam e vivenciam o desejo. Mais de 1 em cada 4 britânicos (28%) e americanos (26%) evitaram sexo ou intimidade devido ao estresse financeiro.
Segundo o estudo, pessoas financeiramente satisfeitas têm até seis vezes mais probabilidade de relatar satisfação sexual
Segundo o estudo, pessoas financeiramente satisfeitas têm até seis vezes mais probabilidade de relatar satisfação sexual e emocional em seus relacionamentos. Cerca de três em cada 10 adultos estão evitando relacionamentos amorosos ou novos devido à incerteza econômica.
A sexóloga Jéssica Bueno aponta que a libido é uma energia vital, que ajuda a ter disposição, dentro e fora do quarto. “Quando uma pessoa passa por problemas, como os financeiros, normalmente essa energia [libido] diminui devido à sensação de incerteza, ansiedade e estresse.”
5 imagens
Fechar modal.
1 de 5
O sexo é um dos pilares para uma vida saudável, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)
Getty Images2 de 5
Uma vida sexual ativa e saudável tem impacto direto no bem-estar
Getty Images3 de 5
O prazer e o orgasmo liberam hormônios responsáveis pela diminuição do estresse e pela melhora do sono
Getty Images4 de 5
É possível manter a sexualidade ativa e saudável até a terceira idade
Getty Images5 de 5
No sexo, tudo é liberado desde que com total consentimento de todos os envolvidos e segurança
Getty Images
“Quando essa pessoa não dorme direito, não tem uma boa noite de sono e não relaxa, se sobrecarrega. Essa energia vai baixando e o desejo sexual automaticamente diminui. Tudo está relacionado”, acrescenta a profissional.
A especialista destaca que os problemas financeiros podem atrapalhar a parte mental, física e hormonal de uma pessoa, devido às preocupações intrínsecas a isso.
Como lidar?
Na visão da expert, lidar com as dificuldades sem afetar a vida sexual não é sobre “simplesmente esquecer”, e sim manter o diálogo aberto e não acumular preocupações para si.
A especialista recomenda que o casal tire um tempo para fazer algo prazeroso juntos
Regra de ouro
Para Jessica, é importante o casal tirar um dia ou uma noite para fazer algo juntos. “Escolher um programa juntos vai ajudar a gerar intimidade, vai deixar o casal unido, vai deixar o casal com vontade de ter relação sexual, porque o desejo vai estar ativo e a libido vai estar alta o suficiente para esquecer as preocupações e focar no desejo sexual.”
“É ideal também que esse casal não leve essa conversa difícil de problema financeiro para a cama. Então, o quarto do casal é um lugar sagrado para troca de carinho, para afeto, para ter a relação sexual…”, encerra.