A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) investigou ao menos 12 moradores do Distrito Federal. Estão na lista de espionados pela Abin Paralela uma professora da Universidade de Brasília e docentes da educação básica e de história da rede pública, além de funcionários de carreira do governo federal e do judiciário local.
O sigilo dos autos da investigação foi derrubado nessa quarta-feira (18/6) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A decisão foi tomada após a Corte constatar vazamentos seletivos de trechos do relatório policial.
Segundo o relatório, a técnica do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Inaiara Santos de Miranda Lopes da Mota foi a moradora do DF mais investigada pelo uso do software de inteligência israelense FirstMile. A ferramenta permite rastrear a localização de pessoas a partir de informações fornecidas por torres de telecomunicações.
Os servidores Diego Braga Serpa e Italo Leone Correa espionaram a servidora do tribunal local 398 vezes de 13 de fevereiro de 2019 a 1º de janeiro de 2021. Dessa forma, o levantamento indica que os servidores usaram a ferramenta quase 400 vezes para monitorar onde a técnica estava naquele exato momento.
Leia também
-
Abin Paralela: PF revela alvos em monitoramento ilegal. Veja nomes
-
Confira lista de indiciados por monitoramento ilegal na Abin Paralela
-
Moraes errado: Abin Paralela monitorou homônimo de ministro do STF
-
Abin Paralela: veja 7 provas que incriminam diretor escolhido por Lula
Na época, Inaiara era assistente da Vara Criminal e Tribunal do Júri do Núcleo Bandeirante. Apesar da quantidade de monitoramentos, não houve um registro de operação associada a esse caso, conforme consta no relatório da Polícia Federal.
O segundo nome mais espionado pela Abin Paralela foi a professora do departamento de matemática Chang Chung Yu Dorea, da Universidade de Brasília. A docente aposentada foi monitorada 102 vezes em um intervalo de dois meses em 2020.
4 imagens

Fechar modal.

Localização de Evandro de Araujo
Relatório PF
Localização professora Chang Chung
Relatório PF
Localização da analista do Senado Tânia Povoa
Relatório PF
Localização de Ademar Lourenço
Relatório PF
A credencial usada para investigar a chinesa naturalizada brasileira pertencia aos servidores da Abin Alexandre Pereira Pimentel; Eriton Lincoln Torres Pompeu, Gabriel Ximenes e David Alvarenga Baduino Ala. A investigação também não resultou em operação.
O professor de educação básica do GDF Elizândio de Aquino Marinho foi monitorado ao menos 22 vezes por servidores da Abin. A colega dele na Secretaria de Educação, a professora de história da rede pública do DF foi investigada 7 vezes – todas em apenas dois dias. O relatório da PF informa que a operação “Pia” ocorreu após esse monitoramento, mas não explica que ação foi essa.
O assessor de imprensa Evandro de Araujo Paula, que trabalha para a deputada federal Bia Kicis (PL-DF), foi alvo de espionagem cinco vezes pela Abin.
Por quatro vezes, de novembro de 2019 a fevereiro de 2020, a analista aposentada do Senado Federal Tânia Povoa Lustosa foi monitorada pela Abin Paralela.
Os servidores Sérgio Eduardo Soares Allen, da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF, e Maria Raquel Piracicaba Peixoto, da Secretaria de Cultura do DF, também estão na lista dos investigados pela agência.
O analista do Ibama Hugo Ferreira Netto Loss também foi espionado. A PF alega que o monitoramento ocorreu após publicações de Loss no então Twitter (atual X). ” A circunstância indica monitoramento contínuo em relação ao servidor público por questões de ordem política e em represálias ao exercício de seu cargo”, destaca a polícia federal.
A advogada Nicole Giamberardino Fabre foi alvo de 21 consultas, todas vinculadas à Operação Curitiba, que não apresenta detalhes.
Veja a lista completa dos investigados no DF pela Abin paralela (em ordem alfabética), segundo relatório da Polícia Federal:
Ademar Lourenço Martins Rodrigues – Técnico em Comunicação Social na Defensoria Pública da União (DPU) e jornalista no Instituto Federal de Brasília (IFB)
Chang Chung Yu Dorea- Professora da Universidade de Brasília (UnB)
Elizândio de Aquino Marinho – Professor de educação básica do Governo do Distrito Federal
Evandro de Araujo Paula – Assessor de imprensa, ex-secretário parlamentar da Deputada Federal Bia Kicis
Hugo Ferreira Netto Loss – Analista Ambiental do IBAMA
Inaiara Santos de Miranda Lopes da Mota – Técnica do judiciário do TJDFT
Maria Raquel Piraciaba Peixoto – Funcionária da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal.
Nicole Giamberardino Fabre – Advogada
Sérgio Eduardo Soares Allen – Servidor da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social do DF
Simone Maria Barros Pimentel – Candidata a deputada distrital em 2022
Tânia Povoa Lustosa – Analista legislativo aposentada do Senado Federal
Thaís Lopes Rocha – Professora de História no Distrito Federal
