Portal Estado do Acre Notícias

São João Massayó 2025: nove dias de shows e mais de 50 atrações

sao-joao-massayo-2025:-nove-dias-de-shows-e-mais-de-50-atracoes

São João Massayó 2025: nove dias de shows e mais de 50 atrações

O maior São João do litoral do Brasil tem o toque do sol, o cheiro do mar e o forró como atração principal. De 21 a 29 de junho, a capital de Alagoas, Maceió, recebe o São João Massayó, que chega à 4ª edição em 2025.

Durante nove dias, o lugar será o palco de grandes nomes da música brasileira, que se apresentam no bairro Jaraguá, de 21 a 27 de junho, e no bairro Benedito Bentes, nos dias 28 e 29 de junho. E o melhor: o evento é gratuito.

Promovido pela prefeitura de Maceió desde 2022, o São João Massayó é um festival de grande porte com atrações musicais regionais e nacionais.

O evento faz parte da programação de atividades e iniciativas da atual gestão da capital alagoana para celebrar as festas juninas, aumentando o turismo e movimentando a economia da cidade, além de gerar mais emprego e renda.

Neste ano, o evento conta com a participação de 55 atrações, numa mistura de forró, MPB e até sertanejo, com a proposta de agradar a todos os tipos de públicos em cada noite de show.

Estrutura inclusiva

No bairro Jaraguá, polo onde ocorrerá os sete primeiros dias de shows, a estrutura para o evento já começou a ser montada.

Entre os espaços, o festival oferecerá um exclusivo para pessoas com deficiência, o Camarote PCD – uma sala sensorial voltada para pessoas neurodivergentes com sensibilidade sensorial, além de fones redutores de ruído, totens em Braille, rampas de acesso e banheiros adaptados.

O São João Massayó conta, ainda, com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição em todas as atrações musicais, garantindo que pessoas com deficiência visual ou auditiva também possam curtir o evento.

Origem do nome do festival

Por meio do nome, o festival também conta um pouco da história da cidade, afinal, “Massayó” foi o primeiro nome do município.

A palavra, que tem origem na língua tupi-guarani, significa “o que tapa o alagadiço” e era utilizada pelos indígenas, primeiros moradores da localidade, para referir-se ao Riacho Salgadinho, que corta boa parte da cidade, e descreve a função do riacho em conter as águas e evitar alagamentos na região.

Mais tarde, o nome “Massayó” foi dado ao engenho construído próximo ao riacho, onde atualmente está instalada a Catedral Metropolitana, sendo escolhido, posteriormente, para batizar a capital de Alagoas.

A mudança de “Massayó” para “Maceió” ocorreu ao longo do tempo e gradualmente, com a evolução da língua e a adaptação fonética, em um processo natural. O nome “Maceió” foi oficializado já na emancipação do município.

Confira a programação completa do São João Massayó 2025:

Polo Jaraguá:

21/6 

22/6

23/6

24/6

25/6

26/6

27/6

Polo Benedito Bentes

28/6

29/6

Sair da versão mobile