O empresário e influenciador Shayan Haghbin, que participou de realities como A Fazenda, da Record, e Casamento às Cegas, da Netflix, tem usado as redes sociais para chamar a atenção dos seguidores ao conflito entre Israel e Irã, que teve início na última sexta-feira (13/6). Em um papo exclusivo da coluna, ele falou da dificuldade enfrentada pelos familiares e criticou os ataques israelenses a civis.
Leia também
-
Israel x Irã: Trump decidirá se EUA entra na guerra em duas semanas
-
Khamenei provoca Israel: pedir ajuda aos EUA é “sinal de fraqueza”
-
Shayan Haghbin x Tiago Ramos: Justiça julga ação por brigas em reality
-
Shayan Haghbin e Tiago Ramos têm nova data para ficar cara a cara
Comunicação difícil
Aos 34 anos, Shayan é nascido no Irã e ainda possui familiares vivendo na capital do país, Teerã. Na conversa com a coluna Fábia Oliveira, ele afirmou que a comunicação é difícil e que está preocupado com a situação na cidade.
“Tenho familiares lá, praticamente toda minha família, meus irmãos e irmãs, sobrinhos… Essa situação me preocupa. Estou desesperado e pedindo ajuda às autoridades mundiais para pararem essa guerra”, desabafou o influenciador. “Eu tento conversar pelo menos uma vez por dia com eles, mas o contato pelo telefone é bem difícil porque lá está sem internet. Ligação direta também não conecta”, lamentou.
10 imagens



Fechar modal.

Israel utiliza Domo de Ferro para tentar anular sequência de mísseis disparados pelo Irã
Wisam Hashlamoun/Anadolu via Getty Images
Hospital Soroka, no sul de Israel, fica parcialmente destruído após ataque do Irã
Saeed Qaq/Anadolu via Getty Images
O empresário e influenciadora Shayan Haghbin
Reprodução
Destroços no Hospital Soroka, em Israel, após ataques iranianos
Daniel Cohen/Anadolu via Getty Images
Interior do Hospital Soroka, no sul de Israel, é destruído após ataque iraniano
Daniel Cohen/Anadolu via Getty Images
O empresário e influenciadora Shayan Haghbin

Tel Aviv, em Israel, é atacada pelo Irã
Mostafa Alkharouf/Anadolu via Getty Images
Shayan Haghbin
Foto: Twitter/Reprodução
Shayan participou de A Fazenda 14
Antonio Chahestian/Record TV
Shayan
Situação tensa
A situação ficou ainda mais tensa, segundo Shayan, após Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, ter aprovado planos para atacar o Irã, de acordo com a rede norte-americana CBS. “Todo mundo está com medo porque [Donald] Trump avisou para que as pessoas saiam de Teerã, já que ele pode atacar. Isso é impossível! Como as pessoas podem sair de uma cidade com 14 milhões de habitantes?”, apontou.
Shayan detalhou a difícil situação dos iranianos. “As pessoas estão sem dinheiro suficiente. Sem gasolina. Algumas estradas foram atingidas. Os mais velhos, as crianças e as pessoas que estão no hospital… Como essas pessoas podem sair da cidade?”, argumentou o influenciador.
Ao concluir seu desabafo, Shayan Haghbin fez críticas ao conflito. “Essa guerra é por poder”, detonou o influenciador. “Não existe uma guerra para libertar um povo. Uma bomba não separa civis de militares. Isso é um desastre que está acontecendo no Irã. Estão morrendo pessoas que, na maioria, são contra decisões e atitudes do regime”, disse.
Entenda:
- O conflito começou na noite de quinta-feira (12/6), quando Israel atingiu dezenas de alvos no Irã.
- Explosões foram registradas em Teerã e em outras cidades do país.
- As Forças de Defesa de Israel alegam dizem mirar instalações nucleares iranianas.
- Já o governo do Irã respondeu com mísseis contra cidades como Tel Aviv, Haifa e Jerusalém.
- Segundo autoridades locais, mais de 240 pessoas morreram nos dois países. Já o grupo independente Human Rights Activists estima ao menos 585 mortos apenas no Irã.
- A situação piorou após declarações do presidente norte-americano Donald Trump. Os Estados Unidos enviaram mais caças para o Oriente Médio e reforçaram a presença militar na região.
- Em uma rede social, Trump disse saber onde o líder supremo iraniano, Ali Khamenei, estaria escondido e escreveu que não o mataria “por enquanto”.
- Khamenei, por sua vez, acusou Israel de ter iniciado uma guerra e declarou que o governo israelense cometeu “um grande erro”.
Ver essa foto no Instagram
