Portal Estado do Acre Notícias

STF marca sessão nesta sexta (6/6) para julgar recurso de Zambelli

stf-marca-sessao-nesta-sexta-(6/6)-para-julgar-recurso-de-zambelli

STF marca sessão nesta sexta (6/6) para julgar recurso de Zambelli

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para esta sexta-feira (6/6) uma sessão extraordinária sobre um recurso da deputada Carla Zambelli (PL-SP) contra a condenação a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A sessão extraordinária será realizada de forma virtual, das 11h às 23h59, segundo agendamento feito pelo presidente da 1ª Turma, ministro Cristiano Zanin.

O que está acontecendo?

Leia também

A sessão foi marcada após Zambelli informar que estava fora do Brasil e disse que iria ficar na Europa por ter cidadania europeia e que vai “denunciar a ditadura” que o Brasil, segundo ela, vive.

“Vou me basear na Europa. Eu tenho cidadania europeia, então estou muito tranquila em relação a isso. Gostaria de deixar bem claro que não é um abandono do país. Não é desistir do país, muito pelo contrário, é resistir. É voltar a ser a Carla que eu era antes das amarras que essa ditadura nos impôs”, declarou a parlamentar.

Em resposta à condenação e à multa de R$ 2 milhões por danos morais e materiais coletivos, a defesa de Carla Zambelli protocolou um recurso em que alega “cerceamento de defesa”, afirmando que não tiveram acesso completo a provas importantes para o caso, como os cerca de 700 GB de dados armazenados na plataforma “mega.io”.

A defesa pede que o STF reconheça esse ponto, conceda acesso integral aos documentos e, com base nisso, absolva a parlamentar. Foi solicitado, ainda, que sejam afastadas outras consequências da condenação, como a perda de mandato.

Os embargos serão analisados pelo Supremo.

Sair da versão mobile