Portal Estado do Acre Notícias

Trump celebra ataque dos EUA a complexo nuclear do Irã: “Na mosca”

trump-celebra-ataque-dos-eua-a-complexo-nuclear-do-ira:-“na-mosca”

Trump celebra ataque dos EUA a complexo nuclear do Irã: “Na mosca”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua rede Truth Social, nesta segunda-feira (23/6), para comemorar a precisão dos ataques norte-americanos a três instalações nucleares iranianas na noite de sábado (21/6).

“Danos monumentais foram causados ​​a todas as instalações nucleares do Irã, como mostram imagens de satélite. Obliteração é um termo preciso. A estrutura branca mostrada está profundamente incrustada na rocha, com até mesmo seu teto bem abaixo do nível do solo e completamente protegido das chamas”, escreveu Trump.

Destacando a consquista norte-americana, Trump ainda afirmou que os maiores danos ocorreram bem abaixo do nível do solo. “Na mosca”, comemorou.

Leia também

Ataque dos EUA

Ainda no sábado, o Irã confirmou que três instalações nucleares foram atacadas pelos Estados Unidos. Segunda a agência estatal iraniana, as instalações atacadas — Fordow, Natanz e Esfahan — não estavam com urânio, já que o material foi retirado previamente.

Os Estados Unidos enviaram para Guam, uma ilha entre Austrália e Japão, também no sábado, aviões norte-americanos B-2, que são, segundo especialistas, as únicas aeronaves que conseguiriam bombardear alvos subterrâneos de difícil acesso no Irã.

Os aviões norte-americanos são capazes de transportar a bomba GBU-57, com capacidade de penetração de até 61 metros de rocha ou 18 metros de concreto antes de detonar.

Sair da versão mobile