Portal Estado do Acre Notícias

Trump: Irã e Israel estão “exaustos” e não devem retomar conflito

trump:-ira-e-israel-estao-“exaustos”-e-nao-devem-retomar-conflito

Trump: Irã e Israel estão “exaustos” e não devem retomar conflito

O  presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que Israel e Irã estão “exaustos” do conflito e que não acredita que os iranianos vão continuar com “esse negócio nuclear”. A fala foi feita nesta quarta-feira (25/6), durante coletiva de imprensa dada na Holanda após encontro com a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

“Lidei com os dois, ambos estão cansados, exaustos. Eles lutaram muito, muito arduamente e muito violentamente, e ambos ficaram satisfeitos em ir para casa e escapar”, disse Trump.

Ao ser questionado se acredita que o conflito pode ter nova escalada, Trump afirmou que “um grande sinal revelador foi quando, como vocês sabem, o Irã, de certa forma, não muito, violou o cessar-fogo. E Israel tinha aviões partindo naquela manhã, e eram muitos, 52. E eu disse: ‘Vocês precisam trazê-los de volta’. E eles os trouxeram de volta. Eles não fizeram nada. Eles os trouxeram de volta. Foi muito bom. Achei incrível, na verdade. Não vejo mais eles se envolvendo novamente nesse negócio nuclear”.

Conflito Israel x Irã

O republicano chamou o ataque norte-americano ao Irã de “incrível exercício de força americana que abriu caminho para a paz, um acordo histórico de cessar-fogo na segunda-feira”.

O presidente ainda destacou novamente que o conflito foi uma “guerra dos 12 dias”. “Conversei com algumas pessoas e acho que esse nome me pareceu o mais correto: Guerra dos 12 Dias.”

Leia também

Comentando sobre o ataque iraniano à base militar norte-americana no Catar, Trump lembrou que houve um aviso prévio do bombardeio. “Vocês viram que 14 mísseis foram disparados contra nós outro dia, e eles foram muito gentis, nos avisaram.”

Ainda assim, o republicano fez questão de elogiar o sistema de defesa dos EUA. “Todos foram retirados da base para que não pudessem se machucar, exceto os artilheiros. E os 14 mísseis de ponta que foram disparados na base no Catar, todos os 14, como você sabe, foram abatidos por nosso equipamento. Coisas incríveis, coisas incríveis que eles conseguem fazer. É como atirar uma bala com outra bala”, concluiu Trump.

Ao ser questionado sobre a possibilidade da base nuclear iraniana de Fordow não ter sido destruída, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, afirmou que “todas as evidências do que foi bombardeado por 12 bombas de 30 mil libras estão enterradas sob uma montanha, devastadas e obliteradas”.

“Se você quiser fazer uma avaliação do que aconteceu em Fordow, é melhor pegar uma pá grande e cavar bem fundo, porque o programa nuclear do Irã está obliterado”, concluiu Hegseth.

O secretário reforçou que o Irã sabe do desmantelamento do programa nuclear e que a prova disso foi o país persa ter ido “para a mesa de negociações imediatamente, porque suas capacidades nucleares foram prejudicadas além do que achavam possível, graças à coragem de um comandante em chefe que liderou nossas tropas, apesar do que as notícias falsas querem dizer”.

Sair da versão mobile