O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em entrevista a Fox News, neste domingo (29/6), afirmou que os ataques norte-americanos as instalações nucleares do Irã foram extremamente precisos. Ele destacou que Fordow, instalação nuclear que vem dividindo versões se foi ou não destruída, foi completamente limada.
“Eles [o Irã] só moveram eles mesmos, eles saíram para sobreviver. Eles não moveram nada, eles não acharam que seria possível fazer o que fizemos, porque o que fizemos foi incrível. São milhares de toneladas de pedra naquela caverna de Fordow. Todo o lugar foi destruído”, afirmou Trump.
Leia também
-
EUA reafirma que destruiu programa nuclear do Irã: “Não há dúvida”
-
EUA mostra bomba destruidora de bunkers usada contra o Irã. Vídeo
-
Trump anuncia ataque a três instalações nucleares do Irã
-
Trump diz que EUA tem planos de se reunir com o Irã na próxima semana
O que está acontecendo
- Avaliações preliminares da inteligência dos Estados Unidos (EUA) contradizem as afirmações do presidente Donald Trump de que os ataques americanos ao Irã “obliteraram completamente” as instalações nucleares do país. As informações foram obtidas pelo The New York Times e CNN Internacional.
- Nessa segunda-feira (23/6), Trump comemorou a precisão dos ataques norte-americanos a três instalações nucleares iranianas, ocorridos na noite de sábado (21/6).
- A Casa Branca publicou uma nota negando as supostas contradições sobre o programa nuclear e alegando que “as instalações nucleares do Irã foram destruídas — e as sugestões em contrário são notícias falsas”.
Os Estados Unidos atingiram três instalações nucleares iranianas no dia 21 de junho, sobre isso, Trump disse que “nas duas outras instalações, apesar de não termos feito os danos iniciais, fizemos os danos finais. Nós temos os melhores submarinos do mundo, nós lançamos 30 foguetes e cada um deles atingiu o alvo esperado.”