O deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES) protocolou requerimento na Câmara dos Deputados pedindo que a Controladoria-Geral da União (CGU) apure o uso de recursos públicos pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no projeto de extensão “Turnê das Drags: Em busca da pior do mundo”.
O parlamentar afirma haver “indícios de possível desvio de finalidade, ausência de critérios objetivos, má gestão dos recursos públicos e afronta aos princípios constitucionais da administração pública”.
Deputado Evair Vieira de Melo
Reprodução
Fernando Magrin largou a vida de executivo para se dedicar à arte drag queen
Reprodução/Instagram
Fernando Magrin
Reprodução/Instagram
Drag queen The Vivienne
Foto: Reprodução
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Segundo o requerimento, a UFPA destinou R$ 79.418 ao projeto por meio de dispensa de licitação. O deputado questiona se a CGU foi comunicada, fiscalizou ou analisou previamente a execução da iniciativa. Também quer saber se foram apresentadas prestações de contas e se há auditoria em curso sobre esse ou outros projetos de extensão em universidades federais.
Na justificativa, o deputado afirma que “a própria nomenclatura [do projeto] é, por si só, confissão inequívoca do desprezo pelo interesse público” e que a iniciativa representa “desperdício de recursos e afronta aos princípios constitucionais da legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e eficiência”.
Leia também
-
Delegado da PF tem aposentadoria cassada por “preguiça e desatenção”
-
Erika Hilton move ação contra Paulo Figueiredo
-
Tabata apaga crítica a bets que patrocinam festas do namorado prefeito
-
O candidato favorito de Trump para enfrentar Lula em 2026
Ele também critica o que chama de desvio institucional, alegando que “a universidade pública [foi transformada] em palco de agendas identitárias e espetáculos performáticos financiados pelo erário”. O requerimento questiona ainda se a CGU pretende adotar medidas para “coibir práticas dessa natureza”.
A “Turnê das Drags” promovida pela Universidade Federal do Pará (UFPA) é um projeto de extensão universitária e tem gerado controvérsia, especialmente entre parlamentares da oposição ao governo, devido ao seu financiamento.