MAIS

    Vereadora do PT é morta a facadas

    Por

    A vereadora Elisane Rodrigues dos Santos, de 49 anos, foi encontrada morta a facadas na manhã desta terça-feira (17), no interior do município de Formigueiro, no Rio Grande do Sul. Filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), ela era a única mulher a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal.

    O corpo, encontrado por agricultores da região, estava caído ao lado de uma caminhonete Fiat Strada branca, em uma estrada da localidade de Rincão dos Machado.

    De acordo com a Polícia Civil, a vereadora apresentava pelo menos 10 perfurações, principalmente na região do pescoço. Inicialmente, chegou-se a divulgar que ela teria sido morta a tiros, hipótese descartada após a perícia preliminar.

    Nenhum pertence pessoal foi levado. A bolsa, carteira, celular, cartões bancários e dinheiro estavam próximos ao corpo. Profissionais do Instituto-Geral de Perícias (IGP) de Santa Maria foram deslocados até Formigueiro para realizar os trabalhos periciais. O caso está sob investigação.

    Ex-chefe da Secretaria de Comunicação do governo Lula, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) se solidarizou com a vereadora, de quem era próximo, e cobrou celeridade nas investigações:

    “Tudo leva a crer que é um caso de feminicídio. Ela participou da sessão da Câmara ontem e foi encontrada próxima ao carro com dez facadas. Provavelmente foi morta ontem à noite ou hoje de manhã. Estamos pedindo justiça”.

    Elisane estava em seu primeiro mandato. Antes de entrar na política, atuava como técnica de enfermagem e era servidora pública do município. Defensora da causa quilombola, ela representava a maior comunidade remanescente de quilombo do Rio Grande do Sul, localizada em Formigueiro.

    Manifestação do PT

    Em nota, a Secretaria Estadual de Mulheres do PT do Rio Grande do Sul se solidarizou:

    “Com imensa dor e indignação, a Secretaria Estadual de Mulheres do PT do Rio Grande do Sul se solidariza com a família, amigas, companheiras de militância e com toda a comunidade de Formigueiro diante do brutal assassinato da vereadora Elisane Rodrigues, ocorrido na manhã desta terça-feira (17).

    Elisane era a única mulher eleita na Câmara Municipal de Formigueiro, eleita em 2024 para seu primeiro mandato pelo PT, Elisane foi uma voz firme e comprometida com a defesa dos direitos sociais, da causa Quilombola, da saúde pública, da justiça social e do diálogo.

    Técnica de Enfermagem e Auxiliar de Análises Clínicas, atuava no hospital local com o mesmo cuidado com que se dedicava à política: com escuta, ação e coragem.

    Sua morte não pode ser naturalizada.

    Seguiremos honrando a memória da companheira Elisane com mais luta, mais organização e mais coragem.

    Elisane presente, hoje e sempre.”