Um ataque aéreo do Irã atingiu, na madrugada desta quinta-feira (19/6), o Soroka Medical Center, considerado o maior hospital do sul de Israel. Localizado na cidade de Bersheba, o hospital sofreu danos significativos e precisou ser evacuado. Imagens divulgadas pelas Forças de Defesa de Israel (IDF) mostram a correria de pacientes, profissionais de saúde e visitantes que estavam no local no momento da explosão.
Veja vídeo:
De acordo com a direção da unidade, ao menos 71 pessoas ficaram feridas. O número faz parte de um total de 129 feridos nesses últimos ataques que atingiram, além do hospital, pelo menos outros três locais em Israel, incluindo as cidades de Tel Aviv e Jerusalém.
A administração do Soroka informou que a estrutura hospitalar foi severamente danificada e, por isso, a unidade interrompeu o atendimento. Pacientes foram transferidos para outros centros médicos da região. A direção ainda fez um apelo à população para que não procure o hospital até segunda ordem.
Conflito Israel x Irã
- A troca de ataques entre Israel e Irã começou na madrugada da última sexta-feira (13/6), quando as Forças de Defesa de Israel (FDI) lançaram uma ofensiva contra o centro do programa nuclear iraniano e contra líderes militares de Teerã.
- O governo iraniano reagiu com ataques de retaliação poucas horas depois, aumentando o risco de um conflito mais amplo na região.
- Mais de 240 pessoas já morreram nos dois países desde o início da escalada, segundo balanços oficiais divulgados até o momento.
- Israel afirma que os bombardeios têm como principal objetivo impedir o avanço do programa nuclear do Irã, que o governo considera uma ameaça direta à sua segurança.
- A rápida escalada e a intensidade dos ataques reacenderam o temor de que o confronto evolua para uma guerra de grandes proporções no Oriente Médio, principalmente com a entrada dos EUA no conflito.
Em pronunciamento, o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, reagiu de forma dura ao ataque. Ele prometeu uma resposta militar ao Irã e fez críticas diretas ao líder supremo iraniano, Ali Khamenei. “Esse homem absolutamente não deve continuar a existir”, declarou Katz.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, também condenou o ataque. Pelas redes sociais, ele afirmou: “Ditadores terroristas iranianos dispararam mísseis contra o Hospital Soroka, em Bersheba, e contra civis. Faremos os tiranos de Teerã pagarem um preço alto”.



Hospital Soroka, no sul de Israel, fica parcialmente destruído após ataque do Irã
Saeed Qaq/Anadolu via Getty Images
Prédio do Hospital Soroka, em Israel, sofre danos após ataque do Irã
Saeed Qaq/Anadolu via Getty Images
Hospital Soroka, no sul de Israel, fica destruído após ataques do Irã
Saeed Qaq/Anadolu via Getty Images
Destroços no Hospital Soroka, em Israel, após ataques iranianos
Daniel Cohen/Anadolu via Getty Images
Interior do Hospital Soroka, no sul de Israel, é destruído após ataque iraniano
Daniel Cohen/Anadolu via Getty Images
Autoridades cercam área do Hospital Soroka, no sul de Israel, após ataque do Irã
Saeed Qaq/Anadolu via Getty Images
Carros são retirados do Hospital Soroka, após ataque com mísseis do Irã
Saeed Qaq/Anadolu via Getty Images
O episódio ocorre no sétimo dia de conflito aberto entre Israel e Irã, que seguem trocando ataques diretos. A escalada da tensão aumenta as especulações sobre uma possível entrada dos Estados Unidos no confronto, em apoio a Israel.
Do lado iraniano, o comando militar afirmou que o alvo da ofensiva não era o hospital, mas um centro de pesquisas vinculado ao exército israelense, localizado nas proximidades da unidade médica. Segundo os iranianos, os danos ao hospital teriam sido provocados pelas ondas de choque de um míssil balístico.



Explosão após ataque israelense ao depósito de petróleo de Shahran, em 15 de junho de 2025, em Teerã, Irã
Stringer/Getty Images
Israel utiliza Domo de Ferro para tentar anular sequência de mísseis disparados pelo Irã
Wisam Hashlamoun/Anadolu via Getty Images
Míssel cruza o céu de Hebron
Wisam Hashlamoun/Anadolu via Getty Images
Tel Aviv, em Israel, é atacada pelo Irã
Mostafa Alkharouf/Anadolu via Getty Images
Mísseis disparados pelo Irã cruzam o céu de Hebron, em Israel
Wisam Hashlamoun/Anadolu via Getty Images
Mísses disparados por Irã iluminam céu de Hebron
Wisam Hashlamoun/Anadolu via Getty Images
Teerã, capital do Irã
Stringer/Getty Images
Um escavador remove os escombros de um prédio residencial que foi destruído no ataque realizado por Israel, em Teerã, no dia 13 de junho de 2025
Majid Saeedi/Getty Images
Explosão após ataque israelense a um prédio usado pela Rede de Notícias da República Islâmica do Irã
Stringer/Getty Images
Equipes de resgate e segurança israelenses inspecionam e limpam os prédios e a área atingida por um foguete iraniano no centro de Tel Aviv, Israel
Alexi J. Rosenfeld/Getty Images
Ataques do Irã com mísseis balísticos contra Israel são vistos de Ramallah
Issam Rimawi/Anadolu via Getty Images
Moradores são retirados de um prédio danificado depois que mísseis balísticos foram disparados do Irã atingiram Petah Tikva, Israel
Nir Keidar/Anadolu via Getty Images
Defesa civil israelense e equipes de emergência realizam operações noturnas de busca e resgate entre prédios danificados após um ataque de míssil do Irã
Tsafrir Abayov/Anadolu via Getty Images
Pessoas observam explosão após ataque israelense ao depósito de petróleo em Shahran
Stringer/Getty Images
Equipes israelenses realizam operações de busca e salvamento entre prédios
Mostafaf Alkharouf/Anadolu via Getty Images
Bombeiros israelenses e equipes de defesa civil realizam uma operação noturna de busca e resgate dentro de um prédio residencial
Mostafa Alkharouf/Anadolu via Getty Images
Ataque a aeroporto de Mashhad no Irã. Israel alega ter atingido avião-tanque.
Redes sociais
Israel ataca instalações nucleares no Irã
Também durante a madrugada desta quinta, Israel bombardeou áreas do Irã, com destaque para o reator nuclear de Khondab, em Arak.
Leia também
-
Netanyahu: “Tiranos de Teerã pagarão preço” após ataque a hospital
-
Míssil do Irã atinge hospital em Israel e deixa 71 feridos. Vídeos
-
Khamenei provoca Israel: pedir ajuda aos EUA é “sinal de fraqueza”
-
“Dias de sirenes e mísseis”, diz chefe do BrC sobre rotina em Israel
A instalação estava desativada e, segundo Israel, havia sido construída com o “único objetivo” de produzir bombas atômicas.
O governo iraniano informou que a região do reator havia sido evacuada e que não há registros de feridos após esse bombardeio.









