Uma mulher de 31 anos ficou ferida após o ataque a um ônibus na zona sul de São Paulo, na noite da última sexta-feira (27/6). Ela foi atingida por vidros quebrados por uma pedra, jogada por um homem contra o coletivo na Avenida Washington Luís, no Campo Belo. A câmera de segurança do ônibus registrou toda a ação (veja vídeo abaixo).
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Agressor tacou pedra no ônibus
Reprodução/Diário do Transporte2 de 3
Momento em que mulher é atingida
Reprodução/Diário do Transporte3 de 3
A passageira foi socorrida à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Santa Catarina
Reprodução/Diário do Transporte
O que aconteceu
- O ônibus da concessionária MobiBrasil operava na linha 607C/10 por volta das 21h45 da sexta na Av. Washington Luis quando foi atingido por uma pedra.
- A pedra quebrou uma janela ao lado do assento de uma passageira, que ficou ferida.
- No vídeo, é possível ver o momento em que ela é ferida e o seu desespero. Passageiros do coletivo lhe oferecem assistência.
- A mulher foi socorrida à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Santa Catarina. Não há informações sobre seu estado de saúde.
- Os guardas municipais que atenderam a ocorrência foram informados pelo motorista que a pedra foi lançada do lado direito, próximo à porta. É possível ver o agressor no vídeo gravado por câmeras de segurança, ao lado direito do ônibus.
- O motorista chegou a descer do veículo para tentar identificar o envolvido, mas ele já havia fugido do local.
Veja:
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que o caso foi registrado como arremesso de projétil no 16º Distrito Policial, na Vila Clementino.
Onda de ataques a ônibus
São Paulo está enfrentando uma onda de ataques a ônibus nas últimas semanas. Ao menos 135 ônibus foram depredados, em menos de 10 dias, na Grande São Paulo. De acordo com a Prefeitura da capital, foram 78 veículos danificados entre 12 e 15 de junho. Além disso, outros 57 foram atacados na região metropolitana, do dia 8 ao 17 deste mês.
Mais três ônibus foram atacados nesse final de semana. No sábado (28/6), um homem de 27 anos foi preso após depredar os três coletivos e também pontos de ônibus em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
São Paulo está enfrentando uma onda de ataques a ônibus nas últimas semanas
Reprodução/Diário do Transporte2 de 3
Cerca de 135 ônibus foram depredados, em menos de 10 dias, na Grande São Paulo
Reprodução/Diário do Transporte3 de 3
Um homem de 27 anos foi preso após depredar três ônibus e pontos de ônibus em São Bernardo do Campo
Reprodução/Diário do Transporte
Sobre a onda de vandalismo na Grande São Paulo, a SSP informou que os casos foram encaminhados à 6ª Delegacia da Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). A Polícia Civil tenta identificar e prender os envolvidos.
Em nota, a Secretaria de Mobilidade Urbana e Transporte, da Prefeitura de São Paulo, e a SPTrans informaram que “repudiam os atos de vandalismo registrados no sistema de transporte público”.
Leia também
-
Tarcísio sanciona lei que cria cadastro com DNA e foto de estupradores
-
Funcionário da CET em serviço é preso por embriaguez ao volante em SP
-
Polícia encontra R$ 1 milhão em espécie em carro durante abordagem
-
Quem é “legendário” mentorado de Marçal acusado de golpe com caminhões
Sobre o caso da última sexta (27/6), a SPTrans informou que a concessionária MobiBrasil disse à gestão municipal que o ônibus que operava na linha 607C/10 foi alvo de vandalismo, e que um boletim de ocorrência foi registrado.
As concessionárias afetadas foram Santa Brígida, Gato Preto, A2, Pêssego, Ambiental, Transpass, Metrópole Paulista, Transunião, Express, Via Sudeste, MobiBrasil e Campo Belo nas regiões norte, leste e sul da capital.
As operadoras são responsáveis pela manutenção e reparo dos veículos. Devido ao alto número de casos de depredação registrados recentemente, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana reforçou o patrulhamento nas regiões das ocorrências, com viaturas da Guarda Civil Metropolitana (GCM).