MAIS

    4th of July: Embaixada dos EUA celebra a Independência em grande festa

    Por

    Na última quarta-feira (2/7), o encarregado de negócios da embaixada e consulados dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, recebeu cerca de 900 convidados para a celebração do 249° Aniversário da Independência do país, comemorada anualmente em 4 de julho. A data, também conhecida como 4th of July, foi contemplada com uma grande e animada festa no espaço Porto Vittoria, à beira do Lago Paranoá.

    Prestigiado por representantes do governo brasileiro, diplomatas, empresários, jornalistas e amigos da embaixada americana, o evento homenageou — por meio da decoração, dos trajes, da gastronomia e das atividades — o estado do Texas, do qual o encarregado de negócios da embaixada é nascido. De chapéu e botas, o público entrou no clima da noite e transformou a ocasião em uma verdadeira experiência country.

    Leia também

    Acompanhado da ministra conselheira da embaixada e dos consulados dos Estados Unidos no Brasil, Kim Kelly, e da secretária de Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores, Maria Luisa Escorel de Moraes, Gabriel Escobar deu as boas-vindas a todos os presentes, enfatizando a importância da festividade para o povo americano.

    “Este dia marca o início da nossa jornada como país e como povo. Daqui exatamente um ano, os Estados Unidos vão celebrar 250 anos de independência e das liberdades fundamentais que inspiraram os primeiros patriotas americanos e criaram a democracia constitucional mais antiga do mundo”, falou.

    “Ao longo de mais da metade da nossa história, mantivemos boas relações diplomáticas com o Brasil. No entanto, temos muito mais que relações diplomáticas. Temos uma amizade profunda baseada em respeito e admiração mútuas”, continuou.

    Encarregado de negócios da embaixada dos EUA, Gabriel Escobar, em discurso

    O representante dos EUA no Brasil aproveitou o momento para confirmar a construção de um novo prédio que sediará a embaixada americana. Ele também destacou a expansão da relação comercial entre ambos os países, dando ênfase para duas das maiores delegações comerciais organizadas pelo departamento de comércio.

    “Estamos buscando aumentar as oportunidades educacionais para centenas de brasileiros e americanos”, comentou. “Ampliamos a nossa cooperação em segurança com suas polícias e forças militares”, acrescentou.

    Por fim, Escobar garantiu que a embaixada dos Estados Unidos em Brasília continua sendo o ponto de partida por onde milhões de brasileiros começam suas jornadas de descoberta nos EUA por meio do comércio, do estudo e do turismo.

    Secretária de Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores, Maria Luisa Escorel de Moraes, em discurso

    Em discurso, Maria Luisa Escorel de Moraes, secretária de Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores, também abordou a parceria entre as duas nações, definindo-a como “incontornável”. “As duas maiores democracias do hemisfério ocidental estão interligadas por princípios compartilhados, além de sólidos vínculos políticos, econômicos e sociais”, ressaltou.

    “Em já mais de 200 anos de amizade, construímos pontes e parcerias que beneficiam enormemente os dois países. Os EUA são nosso segundo parceiro no comércio de bens, o primeiro no de serviços, e nosso principal destino de nossos bens de média e alta tecnologia. Já o Brasil correspondeu, em 2024, ao segundo maior superávit mundial dos Estados Unidos da América no comércio de bens e serviços”, argumentou.

    Segundo a embaixadora Maria Luisa, as empresas brasileiras geram quase 97 mil empregos em solo estadunidense. “O Texas foi o estado norte-americano que mais exportou ao Brasil em 2024. Lá, empresas brasileiras investem em setores como químico, alimentício, siderúrgico e energético”, exemplificou.

    Show de fogos à beira do Lago Paranoá

    No âmbito político, a secretária salientou o diálogo “construtivo, abrangente e mutuamente respeitoso” entre os países. “Na recente visita do comandante do Comando Sul [almirante da Marinha Alvin Holsey], renovamos interesse em estreitar os laços na área da defesa. Nossa longa operação incluiu o combate, ombro a ombro, ao nazifascismo na Segunda Guerra. Luta que, 80 anos depois, continua a simbolizar os valores que nos unem e nos definem”, disse.

    De acordo com Maria Luisa Escorel, os EUA abrigam a maior comunidade brasileira de expatriados, cuja “esmagadora maioria é ordeira, trabalhadora e bem integrada”. “Ano passado, 1.9 milhão de brasileiros formaram o segundo maior contingente de turistas nos Estados Unidos. Somos também o oitavo país que mais envia universitários”, complementou.

    A secretária ainda expôs o crescimento do futebol nos Estados Unidos, sob contribuição do saudoso jogador Pelé, bem como o retorno do cinema brasileiro a Hollywood, com o sucesso e o Oscar de Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, e o Globo de Ouro para Fernanda Torres.

    “Nossas interseções culturais incluem, é claro, o Texas. A paixão por um bom churrasco nos conecta. No esporte, José Vitor Leme tornou-se, em Arlington, tricampeão mundial de montaria em touros. Na música, sobretudo aqui no Centro-Oeste, o country e o sertanejo se encontram. Que a amizade entre nossos países continue a se fortalecer por muitos e muitos anos”, finalizou.

    Assista ao vídeo do 249° aniversário da Independência do Estados Unidos:

    Agora, confira as fotos de Gustavo Lucena:

    Embaixadora do Suriname, Angeladebie Ramkisoen; e Gabriel Escobar, encarregado de negócios da embaixada dos EUA
    Tiffany-Chrissy Mbeng com o embaixador e a embaixatriz de Camarões, Martin Mbeng e Laura Mbeng
    Embaixadora da Namíbia, Selma Nghinamundova e a embaixadora de Timor Leste, Maria Ângela Carrascalão
    Embaixador da Armênia, Armen Yeganian; o embaixador de Israel, Daniel Zonshine e a embaixadora da Irlanda, Fiona Flood
    Embaixatriz e embaixador da Ucrânia, Olga e Andrii Borodenkov
    Firas Hassan Al-Hamdani, encarregado de negócios da embaixada do Iraque; o embaixador da Mauritânia, Ahmed Moctar Bouceïf; o embaixador da Jordânia, Maen Masadeh; e o embaixador do Sudão, Ahmed Eltigani Swar
    Embaixador da Sérvia, Aleksandar Ristic; e George El Jallad
    Paulo Cesar Chaves, secretário-executivo de Relações Internacionais
    Patricia Araújo; Marisa Gerguson; Emanuella Correia; Maurício Correia, ministro conselheiro na embaixada do Brasil nos EUA; e Michael J. Kelly, conselheiro para assuntos administrativos da embaixada dos EUA
    Takahiro Iwato, Kana Tachi e Mariko Watanabe
    Mauro Oliveira
    Gustavo e Andreia Caon, Fernanda Tonetto Braga e Marcus Vinicius Braga
    Beatriz Romero, Alessandra Rezende e Maria Amelia Ferraz
    Julio Galhardi
    Juan Ramos, Dany Sandez, Marinho Rezende, Valdemar Latance, Chris Yates e Jeremy Miles
    Juliano Cortinhas, Luke Ortega e Fabiana Ceyhan
    Clea Rodrigues e Rosângela Xavier
    Christian Fischer do IIca, Fred Giles, Dailani Carrijo, Shelley Mehlenbacher e Hevila Castro
    Recepção ocorreu no espaço Porto Vittoria
    Nastassja Hoffet e Judith Schildberger
    Josi e Iuri Kuhnen
    Vânia Brandão, Ana Paula Ronscisvale, Andréa Rojas e Rejane Vaz
    Jennifer Sheehan e Daniela Anacleto
    Juliano e Luciana Cortinhas
    Angelica Cubillos, Cameron Wellman e Lindsay Wellman
    Porta-voz da embaixada dos EUA, Luke Ortega, em discurso
    Luke Ortega
    Felipe Ferreira canta o Hino Nacional brasileiro
    Apresentação das bandeiras, pelos fuzileiros navais dos EUA
    Hino Nacional estadunidense entoado pela diplomata Tara Hall
    Hino Nacional estadunidense em execução
    Gabriel Escobar e Maria Luisa Escorel de Moraes brindam com a ministra conselheira da embaixada e dos consulados dos Estados Unidos no Brasil, Kim Kelly
    Gabriel Escobar, Maria Luisa Escorel de Moraes e Kim Kelly
    Momento dos fogos de artifício
    Luke Ortega e Gabriel Escobar apreciam show de fogos
    Militares e Gabriel Escobar com show de fogos ao fundo
    Encarregado de negócios da embaixada dos EUA com a secretária de Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores
    Militares em solenidade comemorativa da Independência dos Estados Unidos
    Kim Kelly dança junto com o grupo Montana Country Show
    Claudia Sousa
    Cibalia Varela e Isabel Almeida
    Fabiana Ceyhan e Ana Toni
    Rodrigo Borges e Guilherme Santana
    Socorro Borges
    Banda country anima a noite
    Embaixadora da Irlanda, Fiona Flood; e Martin Gallagher
    Espaço instagramável
    Equipe do escritório da FAA (Federal Aviation Administration)
    Touro mecânico na festa

    Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.