Na última quarta-feira (2/7), o encarregado de negócios da embaixada e consulados dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, recebeu cerca de 900 convidados para a celebração do 249° Aniversário da Independência do país, comemorada anualmente em 4 de julho. A data, também conhecida como 4th of July, foi contemplada com uma grande e animada festa no espaço Porto Vittoria, à beira do Lago Paranoá.
Prestigiado por representantes do governo brasileiro, diplomatas, empresários, jornalistas e amigos da embaixada americana, o evento homenageou — por meio da decoração, dos trajes, da gastronomia e das atividades — o estado do Texas, do qual o encarregado de negócios da embaixada é nascido. De chapéu e botas, o público entrou no clima da noite e transformou a ocasião em uma verdadeira experiência country.
Leia também
-
Embaixada da Itália celebra em evento tema da edição 2025 do Na Praia
-
Embaixador Luís Faro Ramos celebra o Dia de Portugal em noite de fado
-
Princesa Kako é recepcionada em evento intimista na Embaixada do Japão
-
Cinema inspira chá da tarde da Embaixada Britânica com o VisitBritain
Acompanhado da ministra conselheira da embaixada e dos consulados dos Estados Unidos no Brasil, Kim Kelly, e da secretária de Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores, Maria Luisa Escorel de Moraes, Gabriel Escobar deu as boas-vindas a todos os presentes, enfatizando a importância da festividade para o povo americano.
“Este dia marca o início da nossa jornada como país e como povo. Daqui exatamente um ano, os Estados Unidos vão celebrar 250 anos de independência e das liberdades fundamentais que inspiraram os primeiros patriotas americanos e criaram a democracia constitucional mais antiga do mundo”, falou.
“Ao longo de mais da metade da nossa história, mantivemos boas relações diplomáticas com o Brasil. No entanto, temos muito mais que relações diplomáticas. Temos uma amizade profunda baseada em respeito e admiração mútuas”, continuou.
O representante dos EUA no Brasil aproveitou o momento para confirmar a construção de um novo prédio que sediará a embaixada americana. Ele também destacou a expansão da relação comercial entre ambos os países, dando ênfase para duas das maiores delegações comerciais organizadas pelo departamento de comércio.
“Estamos buscando aumentar as oportunidades educacionais para centenas de brasileiros e americanos”, comentou. “Ampliamos a nossa cooperação em segurança com suas polícias e forças militares”, acrescentou.
Por fim, Escobar garantiu que a embaixada dos Estados Unidos em Brasília continua sendo o ponto de partida por onde milhões de brasileiros começam suas jornadas de descoberta nos EUA por meio do comércio, do estudo e do turismo.
Em discurso, Maria Luisa Escorel de Moraes, secretária de Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores, também abordou a parceria entre as duas nações, definindo-a como “incontornável”. “As duas maiores democracias do hemisfério ocidental estão interligadas por princípios compartilhados, além de sólidos vínculos políticos, econômicos e sociais”, ressaltou.
“Em já mais de 200 anos de amizade, construímos pontes e parcerias que beneficiam enormemente os dois países. Os EUA são nosso segundo parceiro no comércio de bens, o primeiro no de serviços, e nosso principal destino de nossos bens de média e alta tecnologia. Já o Brasil correspondeu, em 2024, ao segundo maior superávit mundial dos Estados Unidos da América no comércio de bens e serviços”, argumentou.
Segundo a embaixadora Maria Luisa, as empresas brasileiras geram quase 97 mil empregos em solo estadunidense. “O Texas foi o estado norte-americano que mais exportou ao Brasil em 2024. Lá, empresas brasileiras investem em setores como químico, alimentício, siderúrgico e energético”, exemplificou.
No âmbito político, a secretária salientou o diálogo “construtivo, abrangente e mutuamente respeitoso” entre os países. “Na recente visita do comandante do Comando Sul [almirante da Marinha Alvin Holsey], renovamos interesse em estreitar os laços na área da defesa. Nossa longa operação incluiu o combate, ombro a ombro, ao nazifascismo na Segunda Guerra. Luta que, 80 anos depois, continua a simbolizar os valores que nos unem e nos definem”, disse.
De acordo com Maria Luisa Escorel, os EUA abrigam a maior comunidade brasileira de expatriados, cuja “esmagadora maioria é ordeira, trabalhadora e bem integrada”. “Ano passado, 1.9 milhão de brasileiros formaram o segundo maior contingente de turistas nos Estados Unidos. Somos também o oitavo país que mais envia universitários”, complementou.
A secretária ainda expôs o crescimento do futebol nos Estados Unidos, sob contribuição do saudoso jogador Pelé, bem como o retorno do cinema brasileiro a Hollywood, com o sucesso e o Oscar de Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, e o Globo de Ouro para Fernanda Torres.
“Nossas interseções culturais incluem, é claro, o Texas. A paixão por um bom churrasco nos conecta. No esporte, José Vitor Leme tornou-se, em Arlington, tricampeão mundial de montaria em touros. Na música, sobretudo aqui no Centro-Oeste, o country e o sertanejo se encontram. Que a amizade entre nossos países continue a se fortalecer por muitos e muitos anos”, finalizou.
Assista ao vídeo do 249° aniversário da Independência do Estados Unidos:
Agora, confira as fotos de Gustavo Lucena:
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.