Apesar de incomum, o chá de folha de goiaba pode ser funcional para uma boa digestão e ainda para reduzir os níveis de açúcar no sangue. Os benefícios do consumo da bebida são muitos para o organismo, especialmente para aqueles que sofrem com picos de glicose e constipação.
Leia também
-
Chá de hortelã: veja os benefícios, contraindicações e modo de preparo
-
Nutricionista revela chá que funciona como uma “bomba” de colágeno
-
Estes são os 3 melhores chás para eliminar o inchaço da barriga; veja
As folhas da goiaba contêm substâncias que dificultam a transformação dos carboidratos em glicose no corpo. Segundo o nutricionista Gabriel Moliterne, tal efeito se destaca quando a bebida, feita com essas folhas, é consumida depois das refeições.
Por isso, junto com uma dieta equilibrada, a infusão pode ser funcional para aqueles que visam o controle dos picos de glicose. Além disso, a folha possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias — devido à presença da quercetina e de outros flavonoides. “Elas são ricas em compostos que são defensores do corpo. Eles combatem o estresse oxidativo e a inflamação, que estão ligados a diversas doenças”, reforça.
Moliterne ainda descreve que o chá de folha de goiaba tem um efeito antimicrobiano contra determinadas bactérias, incluindo aquelas que causam diarréias – sendo ideal para quem sofre com problemas digestivos.
Os chás favorecem o bem-estar e a saúde do organismo
Getty Images
Eles podem ser consumidos quentes ou frios
Getty Images
Beber chá pode acelerar o metabolismo
Getty Images
Incluir o consumo dessa bebida na dieta ainda colabora com a perda de peso
Getty Images
A ingestão a longo prazo favorece a eliminação de toxinas do organismo. Lembre-se sempre de consultar um médico ou nutricionista antes de fazer mudanças na dieta
Getty Images
“Algumas evidências ainda sugerem que o chá de folha de goiaba pode ajudar a melhorar os níveis de colesterol e também auxiliar com a pressão arterial”, adiciona.
Possíveis contraindicações
Apesar dos benefícios da infusão, alguns grupos precisam tomar cuidado: mulheres grávidas, ou mesmo em período de amamentação, devem evitar o chá de folha de goiaba, especialmente, porque não há segurança ou mesmo estudos sobre os impactos da bebida no organismo desses dois grupos.
Os diabéticos também correm riscos com a folha. O nutricionista alerta que o chá pode interagir com a medicação, potencializando o efeito da redução do açúcar no sangue. “O risco é que as taxas de açúcar fiquem muito baixas”, adverte.
Quem tem problemas com coagulação ou anticoagulante também deve estar atento ao consumo da infusão, porque ela pode ter um efeito leve na coagulação sanguínea. “Pessoas que usam varfarina ou aspirina, precisam dialogar com o médico antes de incluir o chá na dieta”, alerta Moliterne, que atua no Hospital Albert Sabin de São Paulo.
Beber o chá em excesso nos casos de prisão de ventre também pode ser prejudicial. A bebida ainda pode causar constipação, causando um efeito contrário ao esperado.
Modo de preparo
O ideal é separar cerca de 15 folhas frescas da goiaba para meio litro de água filtrada. Caso as folhas não estejam frescas, o sugerido pelo especialista é separar uma ou duas colheres de sopa das folhas secas e picadas. Depois de lavá-las bem em água corrente, coloque a água para ferver. Depois que estiver borbulhando, adicione as folhas e diminua o fogo — deixando em infusão por uma média de 15 minutos. Por fim, tire a panela do fogo, coe e beba o chá morno ou frio. Moliterne indica ingerir até, no máximo, duas xícaras por dia.