Ricos em fibras, antioxidantes e compostos bioativos, os chás preparados com cascas de frutas podem trazer benefícios que vão muito além do sabor. A nutricionista Mariane Alves explica que reutilizar essas partes dos alimentos fortalece a imunidade, melhora a digestão e ainda contribui para a saúde da pele — tudo isso enquanto se evita o desperdício.
Leia também
-
Chá da casca de fruta elimina o inchaço e turbina o emagrecimento
-
Chá com casca de fruta comum favorece o emagrecimento e a digestão
-
Chá de casca de cebola: veja efeitos colaterais e quem não deve tomar
Mariana Alves reforça que, antes de usar qualquer casca de fruta, é essencial higienizar bem o alimento e, se possível, dar preferência às frutas orgânicas. “Lave muito bem as cascas com uma solução de água e hipoclorito de sódio para remover resíduos de agrotóxicos e garantir a segurança do consumo. Além de nutritivos, esses chás trazem mais sabor e aroma ao dia a dia, fazendo bem ao planeta”, aconselha a especialista.
5 imagens
Fechar modal.
1 de 5
A passiflora é reconhecida pelo seu efeito ansiolítico e sedativo
Getty Images2 de 5
O mulungu é ideal para aliviar tensões e acalmar os nervos
Getty Images3 de 5
A valeriana atua como calmante natural
Getty Images4 de 5
A melissa, rica em ácido rosmarínico, possui ação antioxidante e efeito levemente hipnótico
Getty Images5 de 5
O chá pode ser um complemento, mas não deve substituir tratamentos médicos ou nutricionais
Getty Images
6 infusões que podem ser preparados com cascas de frutas, segundo a nutricionista:
Chá de casca de abacaxi
Segundo a especialista, por ser rico em bromelina, o chá de casca de abacaxi tem ação anti-inflamatória e ajuda na digestão. Basta ferver as cascas lavadas em água por 10 minutos.
Chá de casca de maçã
Com propriedades calmantes, esse chá pode ser consumido à noite. “A casca contém quercetina, um antioxidante importante para a saúde cardiovascular”, explica a nutricionista.
Chá de casca de laranja
“A casca de laranja é fonte de vitamina C e compostos aromáticos que ajudam a aliviar sintomas de gripe e resfriado”, aposta Mariane. Ferva por cerca de 15 minutos antes de coar.
Chá de casca de maracujá
Perfeito para relaxar, o chá de casca de maracujá possui propriedades sedativas naturais e pode contribuir para uma boa noite de sono.
Chá de casca de limão
Refrescante e digestivo, esse chá também tem ação antibacteriana. É ideal para ser consumido após as refeições.
Chá de casca de manga
Pouco conhecido, mas rico em antioxidantes, o chá de casca de manga pode ajudar no controle da glicemia e na saúde intestinal.