Mesmo que você nomeie seu felino com o maior carinho do mundo, ele ainda pode ignorá-lo quando for chamado. Os gatos são animais autossuficientes e, apesar de gostarem de um bom cafuné e brincadeiras, eles ainda podem demonstrar desinteresse quando convidados para perto – mas alguns truques podem chamar a atenção deles no dia a dia.
Leia também
-
Como o gato escolhe sua pessoa preferida, segundo uma veterinária
-
Gatos protegem outros felinos “amigos” e não “parentes”; entenda
-
Quanto tempo os gatos podem ficar sozinhos em casa? Experts respondem
Ágil e elegante, o gato tem uma natureza única e seletiva. É o que explica o veterinário Diego de Mattos. Segundo o especialista, apesar de ser capaz de demonstrar afeto e socialibilidade, ele é, frequentemente, descrito como independente. “São animais que conseguem criar laços profundos com os seus tutores“, descreve.
A comunicação dos bichanos ocorre, majoritariamente, por meio de miados, ronronos sutis ou mesmo sinais de linguagem corporal. Mattos explica que os felinos conseguem expressar uma grande variedade de emoções. Equilibrando curiosidade e um espírito brincalhão, esses pets também são territorialistas e prezam pelo espaço pessoal. “O que reforça sua aura enigmática”, acrescenta o professor da Universidade Guarulhos (UNG).
Os gatos são bastante territorialistas
Getty Images
As fitas chamam a atenção dos felinos
Getty Images
Os bichanos podem viver em harmonia
Getty Images
Oferecer brinquedos interativos deixam o pet entretido
Getty Images
Entretanto, chamar a atenção desses animais pode ser uma tarefa desafiadora, sendo essencial conhecer a natureza dos pets para entender o que realmente capta sua atenção.
Para isso, o veterinária dá algumas dicas. Confira!
Tente ofertar petiscos
Ofertar comida, agitando, por exemplo a embalagem da ração, acaba chamando atenção do gato. “Isso atrairá, instantaneamente, a sua atenção, pois ativa o sinal de que ‘agora é hora da comida‘”, explica o especialista.
Manusear brinquedos
Pegue uma varinha de penas, um laser, ou algum outro tipo de brinquedo que se mova. Isso ativará, naturalmente, o instinto predador do gato, que perceberá o item como a sua caça e irá tentar persegui-lo.
Brinque com caixas de papelão
O veterinário explica que os gatos adoram explorar novos espaços no ambiente. Por isso, uma caixa de papelão irá instigar a curiosidade do bichano, que terá o prazer e o interesse de entrar em um novo “castelo”.
Brincadeiras com papel ou folheto
Amasse um pedaço de papel e jogue para o gato. O objeto será um dos mais atraentes da casa, fazendo com que o animal queira estar perto de você. “Irá correr para um lado e para o outro, atraindo sua atenção para o brinquedo”, detalha Mattos.
Sons como atrativo
Seja um apito, ou mesmo um chocalho, os felinos ficam curiosos ao escutar um barulho diferente. O ideal é sempre utilizar para que eles associem com algo positivo.
Movimentos diferentes com as mãos
Tente gesticular com os dedos um movimento lento, ou bem rápido. “O movimento, normalmente, acaba atraindo os pets, incentivando-os a se aproximar”, comenta o veterinário.
Crie um ambiente ideal
Tente separar um espaço aconchegante e agradável com cobertores ou mesmo almofadas. Os gatos são comumente atraídos por locais confortávies, onde podem relaxar e se sentir seguros. Por isso, o espaço para o qual ele está sendo chamado precisa parecer convidativo.
Cada animal é unico!
As dicas funcionam, mas também é preciso lembrar da individualidade de cada animal de estimação. Mattos reforça que é necessário experimentar diferentes abordagens para descobrir o que funciona melhor com cada gato.