Portal Estado do Acre Notícias

A cidade mais fria do Brasil, acredite, não fica no Rio Grande do Sul

A cidade mais fria do Brasil, acredite, não fica no Rio Grande do Sul

A cidade de Urupema, localizada em Santa Catarina (SC), é detentora do título da cidade mais fria do Brasil desde 2021. Segundo a prefeitura local, o destino atrai milhares de turistas durante o inverno, que viajam, especialmente, para testemunhar um fenômeno raríssimo: uma catarata que congela.

Leia também

Situada no alto da Serra Catarinense, a cerca de 1.425 metros de altitude, Urupema chama atenção não apenas pelas temperaturas negativas, mas também pelas experiências em meio à natureza — perfeitas para quem busca tranquilidade, paisagens deslumbrantes e um clima romântico.

3 imagensFechar modal.1 de 3

Urupema, localizada em Santa Catarina (SC)

Diorgenes Pandini/ Getty Images
2 de 3

A cidade é conhecida como a Capital do Frio

3 de 3

A região conta com quase 100% de residências com saneamento básico

Diorgenes Pandini/ Getty Images

Para os mais aventureiros, o município reserva uma trilha encantadora em meio a araucárias centenárias. Entre os meses de março e julho, a cidade faz jus a um de seus apelidos mais curiosos: a “terra dos papagaios”. Nesse período, é possível observar a exuberância dos papagaios-de-peito-roxo (espécie Charão) voando em bandos no céu de Urupema.

Urupema é reconhecida pelo astroturismo

Outro diferencial é o astroturismo. O céu limpo e os campos de altitude criam o cenário ideal para observar as estrelas, proporcionando uma experiência única de contato com o universo e com o silêncio da natureza.

Para quem pensa que Urupema se resume apenas ao turismo, está muito enganado. O município, localizado a cerca de 200 km de Florianópolis, também se destaca por suas políticas sustentáveis e excelente qualidade de vida. Inclusive, recebeu um diploma de honra ao mérito da Organizações das Nações Unidas (ONU) por garantir saneamento básico a quase 100% das residências — incluindo as da zona rural.

Cascata congelada: fenômeno único reforça fama da cidade mais fria do Brasil

A grande estrela de Urupema no inverno é a cascata que congela, uma atração detalhada pela prefeitura no site oficial. A queda-d’água de 13 metros está situada a 7 km do centro da cidade, a 1.580 metros de altitude. E o nome não é à toa: o fenômeno de congelamento acontece nos dias mais rigorosos do inverno.

Cascata congelada

O motivo? A vegetação densa impede a entrada direta do sol, mantendo a temperatura da água extremamente baixa. As rochas ao redor, por sua vez, ajudam a intensificar o frio, favorecendo o congelamento. Ao longo da estrada que leva até a cascata, o visitante pode se deparar com estalactites de gelo de até meio metro.

 

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Sair da versão mobile