Portal Estado do Acre Notícias

A empresa offshore do Careca do INSS nas Ilhas Virgens Britânicas

a-empresa-offshore-do-careca-do-inss-nas-ilhas-virgens-britanicas

A empresa offshore do Careca do INSS nas Ilhas Virgens Britânicas

O lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, mais conhecido como Careca do INSS, mantém pelo menos uma empresa offshore nas Ilhas Virgens Britânicas.

As ilhas são um território pertencente ao Reino Unido no Caribe, famosas por funcionarem como paraíso fiscal. No mundo das finanças alternativas, a jurisdição é conhecida pela sigla em inglês, BVI (de “British Virgin Islands”).

A empresa do Careca do INSS se chama “Camilo & Antunes Limite” e foi detectada em levantamentos de órgãos de controle brasileiros, que acreditam que ela tenha sido usada para lavagem de dinheiro (isto é, para dar aparência de legalidade a dinheiro fruto de crime).

Possuir empresas offshore (isto é, fora do país) não é, em si, ilegal. Mas esse tipo de empresa também pode ser usado para esconder patrimônio no exterior, sonegar impostos e em operações de lavagem de dinheiro.

No Brasil, o Careca do INSS mantinha mais de 20 CNPJs, todos localizados num mesmo endereço em Taguatinga, uma cidade do Distrito Federal próxima a Brasília. Para a Polícia Federal, ele é um dos principais operadores do esquema de fraudes investigado na Operação Sem Desconto, deflagrada em abril deste ano.

O filho do Careca do INSS, Romeu Carvalho Antunes, também mantinha offshores – no caso dele, as empresas estavam localizadas nos Estados Unidos, no estado da Flórida. Uma se chama “Vacation World USA”, e a outra, “Vank Business Corp.”

Ambas foram registradas pela mesma firma especializada, chamada “Athena Business and Tax Advisors”, e estão vinculadas ao mesmo endereço, na cidade de Celebration.

A “Vacation World USA” foi criada em 2016 e segue ativa, mas Romeu Carvalho Antunes não figura mais como dono. Em seu livro sobre “liderança tecnológica”, Romeu se apresenta como “CFO e CTO” de uma empresa com nome parecido, a World Vacation Homes.

Um perfil da World Vacation Homes no Instagram oferece aluguel de casas para temporada em Orlando, Flórida. Essa empresa está registrada no mesmo endereço que a offshore de Romeu Carvalho Antunes.

A reportagem do Metrópoles procurou o Careca do INSS por meio de sua assessoria de imprensa, mas não houve resposta até o momento.

No começo de junho, quando a Justiça Federal determinou o bloqueio de bens de pessoas investigadas na Farra do INSS, uma empresa da qual Romeu é sócio com seu pai teve os bens bloqueados.

Além do Careca do INSS, presidente da Conafer e mulher de Milton Cavalo também tinham offshores

Antonio Carlos Camilo Antunes não é o único personagem da Farra do INSS a manter empresas fora do país.

Investigadores também encontraram uma empresa nos Estados Unidos relacionada a Carlos Roberto Ferreira Lopes, presidente da Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil).

A empresa chama-se Farmlands Holding LLC, aberta em 2021. O e-mail de contato leva o nome de Carlos, e ele figura como “procurador” da empresa.

Além dele, quem também possui uma empresa nos Estados Unidos é a decoradora Daugliesi Giacomasi Souza. Ela é casada com o sindicalista Milton Baptista de Souza, o Milton Cavalo, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi).

A entidade tem como vice-presidente o sindicalista José Ferreira da Silva, o Frei Chico, de 83 anos. Frei Chico é irmão mais velho do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A offshore da mulher de Milton Cavalo chama-se “Dau & Be Investments LLC” e foi aberta em 27 de janeiro deste ano, na cidade de Boca Ratón. A localidade fica no condado de Palm Beach, na Flórida, e tem como representantes Daugliesi e uma arquiteta chamada Beatriz Peixoto da Fonseca.

A reportagem não conseguiu contato com o presidente da Conafer, Carlos Roberto Ferreira Lopes. O espaço segue aberto.

Procurado, o Sindnapi disse que a offshore de Daugliesi é legítima e tem como objetivo possibilitar a atuação profissional dela nos Estados Unidos.  “O interesse de Daugliesi e Beatriz é exercer atividade empresarial na Flórida nas áreas correspondentes às suas atuações profissionais”, disse o Sindnapi, em nota.

Sair da versão mobile