MAIS

    A megalomania e a extorsão de Trump uniram o povo brasileiro em defesa da soberania

    Por

    O anúncio do tarifaço de 50% feito por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, caiu como uma bomba no cenário político brasileiro. Em uma clara tentativa de chantagem econômica, com consequências sérias para ambos os países, vimos a nação brasileira se unir como há muito não ocorria. O presidente americano chegou a desativar os comentários na rede social X por conta do levante digital contra ele.

    Segundo o Doutor em Relações Internacionais, Hussein Kalout, alguns componentes causaram essa briga de gigantes. Mas ele avalia que o principal fator é que Trump “quer, fundamentalmente, é ter acesso irrestrito e livre ao mercado brasileiro”. Sobre a família Bolsonaro, Kalout declara que passaram recibo da besteira que arrumaram para o país e que “a burrice é extrema do clã Bolsonaro -estão advogando um crime lesa-pátria”.

     

    Não poderia deixar de anotar a receita que uniu por um momento o povo brasileiro. É uma iguaria agridoce, com notas de perplexidade e um amargo retrogosto de interfêrencia externa. Vou batizá-la de “Indigna Brasil”.

    Segue:

    Indigna Brasil à La Trump
    Criação: Donald J. Trump
    Colaboração: Jair Bolsonaro e Família

    1 copo cheio de América Primeiro
    2 colheres de sopa de megalomania
    3 pitadas de descontrole digital
    1 jarra de autoritarismo
    2 litros de Desdém por Multilateralismo
    1/2 xícara de ataque à Suprema Corte
    1 carta grotesca para um chefe de Estado
    17 quilos de alienação trumpista e bolsonarista
    50% de tarifaço para irritar ao molho empresários e afins
    Um aliado que pode ser preso
    Persiga a força de trabalho e coloque em banho-maria

    Misture tudo e coloque ao forno para propagar. Finalize com um toque de Fidelidade Cega à Bandeira alheia, salpique com patriotismo de araque e Pitadas de Caos Digital. Sirva gelado, para contrastar com a indignação brasileira fervente e a confusão em temperatura altíssima.

    Se delicie com um prato forte e indigesto, que cai como uma pancada de realidade e tem um sabor persistente de desrespeito às instituições democráticas e à soberania de um país. Essa receita é uma lembrança de que, na política internacional, aliados ideológicos e uso da chantagem, não significam garantia de sucesso econômico ou democrático.