O Acre se destacou no novo levantamento do Ministério da Educação (MEC) e por ocupar a segunda colocação na Região Norte do ranking de alfabetização infantil. Segundo os dados, mais de 51% das crianças acreanas matriculadas no 2º ano do ensino fundamental já sabem ler e escrever, conforme os critérios nacionais. O estado ficou atrás apenas de Rondônia.
O indicador mede o percentual de estudantes que conseguem ler e escrever conforme o esperado para a idade. Para atingir essa classificação, as crianças precisam alcançar ao menos 743 pontos na avaliação de leitura do Saeb, o que demonstra domínio na leitura de palavras, frases e pequenos textos, além da capacidade de localizar informações e fazer inferências básicas. A meta do governo federal é que, até 2030, 80% das crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano.
No cenário local, as escolas da rede estadual também apresentaram avanços relevantes. Na avaliação própria do estado, o AvaliaAcre, os alunos da rede estadual alcançaram os melhores resultados em leitura e escrita, superando as médias das redes municipais e a média geral das redes públicas combinadas.