A Justiça de São Paulo concedeu liberdade provisória ao funcionário da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) Edson Freire Vieira Junior, preso em flagrante no último domingo (29/6), por dirigir uma viatura da corporação embriagado e bater em um carro estacionado na Rua Abolição, no bairro Bela Vista, no centro de São Paulo.
- Apesar de poder responder em liberdade, Edson deverá cumprir algumas medidas cautelares, sendo elas:
- Comparecimento mensal em juízo para informar e justificar suas atividades
- obrigação de manter o endereço atualizado junto à Vara competente
- proibição de ausentar-se da Comarca de residência por mais de oito dias sem prévia comunicação ao tribunal
- Pagamento de fiança no valor de R$ 3 mil.
Testemunha tirou chave de viatura
De acordo com o boletim de ocorrência, obtido pelo Metrópoles, o dono do veículo atingido informou que estava sentado em frente à porta de sua loja quando viu o funcionário da CET chegando, já com sinais de embriaguez, e estacionando a viatura atrás do carro dele.
“Ele estacionou o veículo logo atrás do nosso e se dirigiu a um bar próximo. Achei a situação, no mínimo, curiosa – um agente da CET frequentando um bar enquanto estava de serviço. Notei que ele consumiu bebida alcoólica no local e, ao retornar à viatura, apresentava-se ainda mais desorientado, com sinais evidentes de que não tinha condições de dirigir”, disse a testemunha em seu depoimento.
O dono do carro atingido ficou assistindo a cena de longe, até o momento da colisão, quando se levantou e perguntou ao agente de trânsito se estava tudo bem. “Ele demonstrou pressa em deixar o local, possivelmente por estar ciente do dano causado”, disse a testemunha. Nesse momento, ele pegou a chave da viatura e se dirigiu à delegacia, que fica a poucos metros de distância do local.
“Entreguei a chave do veículo aos policiais militares e relatei os fatos. Ressalto que o condutor apresentava sinais claros de embriaguez, como andar cambaleante e falta total de coordenação motora, evidenciando não possuir condições para conduzir o veículo naquele estado”, falou o dono do veículo em depoimento.
Por meio de nota, a CET informou que está acompanhando o caso e que um procedimento interno foi aberto para apuração dos fatos. A companhia disse que o funcionário será afastado de suas funções até a conclusão do processo.
Funcionário da CET é preso por embriaguez ao volante
- O funcionário da CET de 41 anos foi preso em flagrante na noite de domingo por embriaguez ao volante após colidir a viatura contra um carro estacionado na Rua Abolição, Bela Vista, na região central de São Paulo.
- Edson estava em serviço na hora do acidente.
- Os policiais militares que foram acionados para atender a ocorrência foram informados que o agente de trânsito apresentava sinais visíveis de embriaguez.
- Abordado pelos policiais, o homem se recusou a realizar o teste do bafômetro.
- O funcionário foi conduzido ao 78º Distrito Policial (Jardins), onde foi arbitrada fiança. Como o valor não foi pago, ele permaneceu à disposição da Justiça
- Segundo a Secretaria da Segurança Pública, o caso foi registrado como embriaguez ao volante, colisão e localização/apreensão de veículo.